Aula sobre Cooking Recipe Receita Culinaria

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre "Cooking Recipe (Receita Culinária)" e como utilizar o imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês. Os alunos terão a oportunidade de aplicar a metodologia ativa de Estudo de Caso e desenvolver um infográfico com informações sobre uma receita culinária. Pode-se contextualizar com exemplos de receitas culinárias famosas ou regionais, como o brigadeiro brasileiro, o fish and chips inglês ou o risotto italiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma breve apresentação sobre o tema, contextualizando com exemplos de receitas culinárias e pedindo para que os alunos relatem experiências próprias no preparo de uma receita. Você deve explicar que os alunos irão desenvolver um infográfico sobre uma receita culinária em inglês, aplicando a metodologia ativa de Estudo de Caso.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e temas

    Separe os alunos em grupos e distribua as temáticas que os grupos irão apresentar, como, por exemplo, pizza, bolo de cenoura, brigadeiro, entre outros. Explique que cada grupo irá desenvolver um infográfico com informações sobre a receita que lhe foi atribuída.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema a ser solucionado na preparação da receita. Os alunos podem pesquisar receitas em inglês e analisar as diferenças culturais em relação aos ingredientes e formas de preparo em diferentes regiões. Oriente os alunos na escolha do problema e forneça materiais para pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisar em sites e livros, e coletar informações sobre a receita escolhida. Os alunos devem registrar as informações e verificar a sua veracidade. Oriente os alunos a filtrar as informações relevantes para o infográfico.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar o contexto da receita, identificando o que causa o problema e como é possível evitá-lo. Os alunos podem discutir a influência da cultura na preparação de receitas e a importância de ter cuidado na escolha dos ingredientes e utensílios.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, verificando a veracidade das informações coletadas. Os alunos podem discutir as diferenças culturais na preparação de receitas e a importância de adaptar os ingredientes e formas de preparo de acordo com a região.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Os grupos devem apresentar os infográficos elaborados sobre receitas em inglês, abordando os problemas e soluções identificadas. Os alunos devem pensar em maneiras de contribuir com a disseminação da informação e apresentar ideias criativas. Iincentive a criatividade e forneça feedback aos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês.
  • Estimular a pesquisa sobre receitas culinárias em inglês e a discussão sobre diferenças culturais na preparação de receitas.
  • Desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e desenvolvimento do infográfico;
  • Clareza e organização das informações no infográfico;
  • Habilidade em utilizar o imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês;
  • Criatividade na solução do problema identificado na preparação da receita;
  • Habilidade em trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser solucionado na preparação da receita;
  • Fornecer materiais para pesquisa e feedback aos alunos;
  • Estimular a discussão sobre diferenças culturais na preparação de receitas e a importância de adaptar os ingredientes e formas de preparo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na pesquisa e desenvolvimento do infográfico;
  • Utilizar corretamente o imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês;
  • Trabalhar em grupo de maneira colaborativa;
  • Apresentar soluções criativas para os problemas identificados na preparação da receita;
  • Apresentar o infográfico final de forma clara e organizada.