Aula sobre Cooking Recipe Receita Culinaria
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Nesta atividade, os alunos aprenderão sobre "Cooking Recipe (Receita Culinária)" e como utilizar o imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês. Os alunos terão a oportunidade de aplicar a metodologia ativa de Estudo de Caso e desenvolver um infográfico com informações sobre uma receita culinária. Pode-se contextualizar com exemplos de receitas culinárias famosas ou regionais, como o brigadeiro brasileiro, o fish and chips inglês ou o risotto italiano.
Etapa 1 - Introdução
Inicie com uma breve apresentação sobre o tema, contextualizando com exemplos de receitas culinárias e pedindo para que os alunos relatem experiências próprias no preparo de uma receita. Você deve explicar que os alunos irão desenvolver um infográfico sobre uma receita culinária em inglês, aplicando a metodologia ativa de Estudo de Caso.Etapa 2 - Separação dos grupos e temas
Separe os alunos em grupos e distribua as temáticas que os grupos irão apresentar, como, por exemplo, pizza, bolo de cenoura, brigadeiro, entre outros. Explique que cada grupo irá desenvolver um infográfico com informações sobre a receita que lhe foi atribuída.Etapa 3 - Identificação do problema
Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema a ser solucionado na preparação da receita. Os alunos podem pesquisar receitas em inglês e analisar as diferenças culturais em relação aos ingredientes e formas de preparo em diferentes regiões. Oriente os alunos na escolha do problema e forneça materiais para pesquisa.Etapa 4 - Levantamento de dados
Os grupos devem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisar em sites e livros, e coletar informações sobre a receita escolhida. Os alunos devem registrar as informações e verificar a sua veracidade. Oriente os alunos a filtrar as informações relevantes para o infográfico.Etapa 5 - Análise do contexto
Os grupos devem analisar o contexto da receita, identificando o que causa o problema e como é possível evitá-lo. Os alunos podem discutir a influência da cultura na preparação de receitas e a importância de ter cuidado na escolha dos ingredientes e utensílios.Etapa 6 - Comparação
Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, verificando a veracidade das informações coletadas. Os alunos podem discutir as diferenças culturais na preparação de receitas e a importância de adaptar os ingredientes e formas de preparo de acordo com a região.Etapa 7 - Soluções
Os grupos devem apresentar os infográficos elaborados sobre receitas em inglês, abordando os problemas e soluções identificadas. Os alunos devem pensar em maneiras de contribuir com a disseminação da informação e apresentar ideias criativas. Iincentive a criatividade e forneça feedback aos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês.
- Estimular a pesquisa sobre receitas culinárias em inglês e a discussão sobre diferenças culturais na preparação de receitas.
- Desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e desenvolvimento do infográfico;
- Clareza e organização das informações no infográfico;
- Habilidade em utilizar o imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês;
- Criatividade na solução do problema identificado na preparação da receita;
- Habilidade em trabalhar em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do problema a ser solucionado na preparação da receita;
- Fornecer materiais para pesquisa e feedback aos alunos;
- Estimular a discussão sobre diferenças culturais na preparação de receitas e a importância de adaptar os ingredientes e formas de preparo.
Ações do aluno
- Participar ativamente na pesquisa e desenvolvimento do infográfico;
- Utilizar corretamente o imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções em inglês;
- Trabalhar em grupo de maneira colaborativa;
- Apresentar soluções criativas para os problemas identificados na preparação da receita;
- Apresentar o infográfico final de forma clara e organizada.