Aula sobre Cooking Recipe Receita Culinaria
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As receitas culinárias são uma parte importante da cultura de muitos países e podem ser encontradas em livros de receitas, sites, programas de televisão e até nas redes sociais. Através do uso do imperativo nas receitas culinárias, é possível aprender a cozinhar nossos pratos favoritos e praticar o idioma inglês ao mesmo tempo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do uso do imperativo em receitas culinárias. Os alunos farão anotações em seus cadernos sobre o que aprenderam. Você também poderá compartilhar um vídeo curto sobre receitas culinárias em inglês para contextualizar o tema.Etapa 2 - Criação das estações
Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão um tempo determinado para concluir a atividade e em seguida mudarão de estação.Etapa 3 - Estações
Estação 1 - Leitura e compreensão de receita culinária em inglêsA estação 1 terá como objetivo trabalhar a leitura e a compreensão de uma receita culinária em inglês. Dê um modelo de receita e instrua os alunos a lerem e responderem perguntas sobre a receita, usando o Imperativo. Exemplo de receita: "How to Make Pancakes". Os alunos devem usar o imperativo para descrever os passos da receita.
Estação 2 - Criação da receita
Na Estação 2, os alunos deverão criar uma receita culinária simples, usando o Imperativo. Eles podem trabalhar em grupos e criar sua própria receita de bolo, suco, sanduíche, entre outros. Forneça um modelo de receita para os alunos como um exemplo e esclareça quaisquer dúvidas.
Estação 3 - Vídeo sobre cozinha internacional
Na Estação 3, os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre a culinária internacional, focando em comandos e instruções. Você pode selecionar um vídeo pré-existente ou gravar um próprio. Após assistir ao vídeo, os alunos devem relatar as tarefas que o cozinheiro realizou, usando o Imperativo.
Etapa 4 - Apresentação das receitas culinárias criadas pelos alunos
Cada grupo deve apresentar sua receita culinária para a turma, ilustrando visualmente a receita e lendo em voz alta os comandos e instruções para preparar o prato. Como forma de avaliação, os alunos devem usar o Imperativo em suas descrições.Etapa 5 - Reflexão final e feedback
Guie uma reflexão sobre a atividade e solicite feedback aos alunos. Os alunos devem destacar o que gostaram na dinâmica e apontar pontos que poderiam melhorar. Você deve encorajá-los a refletir sobre o uso do Imperativo na sua cultura e cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de leitura e compreensão em inglês
- Desenvolver a capacidade de criar instruções em inglês usando o Imperativo
- Promover trabalho em grupo e colaboração
- Incentivar a criatividade dos alunos na criação de receitas culinárias
- Desenvolver habilidades de fala e apresentação oral em inglês
Critérios de avaliação
- Uso correto do Imperativo nas respostas
- Qualidade da apresentação da receita culinária criada pelos alunos
- Participação ativa dos alunos em todas as atividades
- Comprometimento com o trabalho em grupo
- Criatividade e originalidade da receita criada pelos alunos
Ações do professor
- Preparar as atividades e recursos necessários para cada Estação
- Instruir bem os alunos sobre as atividades e as expectativas
- Encorajar a participação ativa dos alunos em todas as atividades
- Dar feedback aos alunos sobre o seu desempenho
- Guiar a reflexão final e o feedback dos alunos
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as atividades propostas
- Trabalhar bem em grupo
- Usar o Imperativo corretamente nas respostas
- Ser criativo na criação da receita culinária
- Apresentar a receita culinária com clareza e confiança.