Aula sobre Cooking Recipe Receita Culinaria

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, será abordada a temática "Cooking Recipe (Receita Culinária)" e o objetivo é que os alunos reconheçam o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções. A metodologia utilizada será a Rotação por Estações, onde os alunos serão divididos em três grupos diferentes para realizar atividades relacionadas ao tema. Através dessa metodologia, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes formas de aprender e desenvolver suas habilidades de forma interativa.

As receitas culinárias são uma parte importante da cultura de muitos países e podem ser encontradas em livros de receitas, sites, programas de televisão e até nas redes sociais. Através do uso do imperativo nas receitas culinárias, é possível aprender a cozinhar nossos pratos favoritos e praticar o idioma inglês ao mesmo tempo.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do uso do imperativo em receitas culinárias. Os alunos farão anotações em seus cadernos sobre o que aprenderam. Você também poderá compartilhar um vídeo curto sobre receitas culinárias em inglês para contextualizar o tema.

  2. Etapa 2 - Criação das estações

    Divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os alunos terão um tempo determinado para concluir a atividade e em seguida mudarão de estação.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Leitura e compreensão de receita culinária em inglês

    A estação 1 terá como objetivo trabalhar a leitura e a compreensão de uma receita culinária em inglês. Dê um modelo de receita e instrua os alunos a lerem e responderem perguntas sobre a receita, usando o Imperativo. Exemplo de receita: "How to Make Pancakes". Os alunos devem usar o imperativo para descrever os passos da receita.

    Estação 2 - Criação da receita

    Na Estação 2, os alunos deverão criar uma receita culinária simples, usando o Imperativo. Eles podem trabalhar em grupos e criar sua própria receita de bolo, suco, sanduíche, entre outros. Forneça um modelo de receita para os alunos como um exemplo e esclareça quaisquer dúvidas.

    Estação 3 - Vídeo sobre cozinha internacional

    Na Estação 3, os alunos devem assistir a um vídeo curto sobre a culinária internacional, focando em comandos e instruções. Você pode selecionar um vídeo pré-existente ou gravar um próprio. Após assistir ao vídeo, os alunos devem relatar as tarefas que o cozinheiro realizou, usando o Imperativo.


  4. Etapa 4 - Apresentação das receitas culinárias criadas pelos alunos

    Cada grupo deve apresentar sua receita culinária para a turma, ilustrando visualmente a receita e lendo em voz alta os comandos e instruções para preparar o prato. Como forma de avaliação, os alunos devem usar o Imperativo em suas descrições.

  5. Etapa 5 - Reflexão final e feedback

    Guie uma reflexão sobre a atividade e solicite feedback aos alunos. Os alunos devem destacar o que gostaram na dinâmica e apontar pontos que poderiam melhorar. Você deve encorajá-los a refletir sobre o uso do Imperativo na sua cultura e cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e compreensão em inglês
  • Desenvolver a capacidade de criar instruções em inglês usando o Imperativo
  • Promover trabalho em grupo e colaboração
  • Incentivar a criatividade dos alunos na criação de receitas culinárias
  • Desenvolver habilidades de fala e apresentação oral em inglês

Critérios de avaliação

  • Uso correto do Imperativo nas respostas
  • Qualidade da apresentação da receita culinária criada pelos alunos
  • Participação ativa dos alunos em todas as atividades
  • Comprometimento com o trabalho em grupo
  • Criatividade e originalidade da receita criada pelos alunos

Ações do professor

  • Preparar as atividades e recursos necessários para cada Estação
  • Instruir bem os alunos sobre as atividades e as expectativas
  • Encorajar a participação ativa dos alunos em todas as atividades
  • Dar feedback aos alunos sobre o seu desempenho
  • Guiar a reflexão final e o feedback dos alunos

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as atividades propostas
  • Trabalhar bem em grupo
  • Usar o Imperativo corretamente nas respostas
  • Ser criativo na criação da receita culinária
  • Apresentar a receita culinária com clareza e confiança.