Aula sobre Coordenadas Geograficas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As coordenadas geográficas são um sistema de referência utilizado para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Elas são importantes para a navegação, cartografia, geologia e muitas outras áreas de estudo. Nesta aula, os alunos serão apresentados a esse assunto e aprenderão a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas. Para tornar a aula mais interessante, os alunos criarão um diário de bordo, no qual irão registrar as etapas da solução de um problema relacionado às coordenadas geográficas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula apresentando aos alunos o tema e sua importância. Será feita uma breve explicação sobre o sistema de coordenadas geográficas e como elas são utilizadas para localizar pontos na superfície terrestre.

  2. Etapa 2 - Problema

    O professor apresentará um problema fictício aos alunos, no qual um explorador precisa encontrar um tesouro escondido em uma ilha desconhecida. Para isso, eles precisam utilizar as coordenadas geográficas para encontrar o local exato do tesouro. Os alunos deverão anotar o problema em seus diários de bordo.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir possíveis soluções para o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Cada grupo deve pesquisar e analisar mapas para encontrar as coordenadas geográficas do local onde o tesouro está escondido. Após a discussão em grupo, cada aluno deverá anotar as alternativas em um diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos deverão apresentar suas soluções para o problema. O professor irá auxiliá-los na interpretação dos mapas e na utilização das coordenadas geográficas para encontrar o tesouro. Cada aluno deverá anotar a solução escolhida no diário de bordo.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Os alunos deverão aplicar o conhecimento adquirido em um problema semelhante ao apresentado anteriormente. O professor irá fornecer um novo problema e os alunos deverão encontrar as coordenadas geográficas do local indicado. Eles deverão anotar o problema e a solução no diário de bordo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá encerrar a aula fazendo uma revisão das principais informações apresentadas e ressaltando a importância das coordenadas geográficas para a localização de pontos na superfície terrestre.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Utilização correta das coordenadas geográficas para solucionar o problema.
  • Criatividade na busca de soluções para o problema apresentado.
  • Organização e clareza na apresentação das soluções no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Auxiliar os alunos na interpretação dos mapas e na utilização das coordenadas geográficas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Fazer uma revisão das principais informações apresentadas.

Ações do aluno

  • Anotar o problema no diário de bordo.
  • Discutir possíveis soluções em grupo.
  • Encontrar as coordenadas geográficas do local indicado.
  • Apresentar as soluções no diário de bordo.