Aula sobre Coordenadas Geograficas

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Geografia é uma ciência que estuda a relação entre o homem e o espaço em que ele vive. Uma das ferramentas mais importantes utilizadas pelos geógrafos para representar o espaço são os mapas, que nos permitem visualizar e compreender melhor o mundo em que vivemos. As coordenadas geográficas são um sistema de referência utilizado para localizar qualquer ponto na superfície terrestre. Nesta aula, vamos aprender sobre como funcionam as coordenadas geográficas e como utilizá-las para medir distâncias e localizar lugares no mapa.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema e explicar a importância das coordenadas geográficas. Ele pode utilizar exemplos práticos, como a localização de lugares conhecidos pelos alunos, para ilustrar como as coordenadas funcionam.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 3 ou 4 pessoas e receberão a tarefa de pesquisar sobre as coordenadas geográficas. Eles deverão buscar informações sobre como as coordenadas funcionam, como são medidas e como são utilizadas pelos geógrafos. O professor pode fornecer materiais de apoio, como livros, revistas ou sites na internet.

  3. Etapa 3 - Elaboração do modelo de avaliação

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por pares, que será utilizado para avaliar o desempenho dos outros grupos. Ele deve conter critérios de avaliação como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral e uma escala de 1 a 5 para cada critério.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos de avaliação

    Cada grupo irá apresentar o seu modelo para a turma, explicando como ele funciona e quais são os critérios de avaliação.

  5. Etapa 5 - Trabalho em grupo

    Cada grupo irá trabalhar para criar uma apresentação sobre as coordenadas geográficas, utilizando o modelo criado na etapa anterior. A apresentação deverá conter informações sobre como as coordenadas funcionam, como são medidas e como são utilizadas pelos geógrafos. O professor pode fornecer materiais de apoio, como mapas ou imagens.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos grupos

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo criado na etapa 3. O professor poderá utilizar essas avaliações para avaliar o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula reforçando os principais conceitos aprendidos sobre as coordenadas geográficas e explicando como eles podem ser aplicados no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância das coordenadas geográficas.
  • Fornecer materiais de apoio, como livros, revistas ou sites na internet.
  • Avaliar o desempenho dos alunos utilizando as avaliações por pares.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as coordenadas geográficas.
  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Trabalhar em grupo para criar uma apresentação sobre as coordenadas geográficas.