Aula sobre Coordenadas Geograficas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


As coordenadas geográficas são um sistema de referência que nos permite localizar qualquer ponto na superfície da Terra. Elas são utilizadas em diversas áreas, como navegação, cartografia, aviação, entre outras. É importante que os alunos compreendam como funcionam as coordenadas geográficas e como elas podem ser aplicadas no cotidiano deles. Nesta aula, iremos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares para que os alunos possam se apropriar do conhecimento e avaliar o desempenho de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema das coordenadas geográficas, explicando o que são e como funcionam. Em seguida, apresente exemplos práticos de como elas são utilizadas no cotidiano, como, por exemplo, para localizar um endereço em um mapa.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão organizados em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo de avaliação

    Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação:organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre as coordenadas geográficas e seus subtópicos, como latitude, longitude, meridianos e paralelos, e criar um resumo para apresentar para os outros grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo apresentará seu resumo para os demais, que irão avaliar o desempenho com base no modelo de avaliação criado anteriormente.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em suas próximas apresentações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre a atividade e reforçar os principais conceitos abordados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a cooperação e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar o desempenho de seus colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema das coordenadas geográficas.
  • Organizar os grupos.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na apresentação dos resumos.
  • Conduzir a discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de avaliação.
  • Pesquisar sobre as coordenadas geográficas e seus subtópicos.
  • Criar um resumo para apresentar para os outros grupos.
  • Avaliar o desempenho dos colegas com base no modelo criado.
  • Discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em suas próximas apresentações.