Aula sobre Coordenadas Geograficas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na Terra. Essas linhas são os paralelos e meridianos, que se cruzam formando uma grade que cobre todo o planeta. É possível encontrar as coordenadas geográficas em diversos lugares, como mapas, GPS, aplicativos de geolocalização, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, utilizando a metodologia ativa Design Sprint que os ajudará a entender e testar suas habilidades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e a importância das coordenadas geográficas para a localização de pontos na Terra. Serão apresentados exemplos práticos de como as coordenadas são utilizadas no cotidiano, como em aplicativos de mapas e GPS.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um mapa para analisar. Eles deverão identificar os paralelos e meridianos e entender como as coordenadas funcionam, identificando as diferenças entre latitude e longitude.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deverá criar um esboço de um mapa, utilizando as coordenadas geográficas. Eles deverão identificar pontos específicos no mapa e marcar suas coordenadas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos deverão decidir qual a melhor escala para representar o mapa, levando em consideração a precisão das medidas e a legibilidade do mapa.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Cada grupo deverá criar um protótipo do mapa utilizando a escala escolhida e testá-lo, medindo distâncias entre pontos e verificando se as medidas estão corretas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos apresentarão seus mapas e explicarão como utilizaram as coordenadas geográficas para criá-los.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    O professor conduzirá uma reflexão sobre a importância das coordenadas geográficas e como elas podem ser utilizadas nas situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a inovação na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos paralelos e meridianos.
  • Escolha adequada da escala para representação do mapa.
  • Medição precisa das distâncias entre pontos.
  • Clareza e organização na apresentação do mapa.
  • Participação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
  • Estimular a participação e colaboração em grupo.
  • Fornecer feedbacks e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Conduzir uma reflexão sobre a importância das coordenadas geográficas.

Ações do aluno

  • Analisar o mapa e identificar os paralelos e meridianos.
  • Criar um esboço do mapa utilizando as coordenadas geográficas.
  • Decidir qual a melhor escala para representação do mapa.
  • Criar um protótipo do mapa e testá-lo.
  • Apresentar o mapa e explicar como utilizaram as coordenadas geográficas para criá-lo.