Aula sobre Coordenadas Geograficas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto na Terra. Essas linhas são os paralelos e meridianos, que se cruzam formando uma grade que cobre todo o planeta. É possível encontrar as coordenadas geográficas em diversos lugares, como mapas, GPS, aplicativos de geolocalização, entre outros. Nesta aula, os alunos aprenderão a medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas, utilizando a metodologia ativa Design Sprint que os ajudará a entender e testar suas habilidades.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e a importância das coordenadas geográficas para a localização de pontos na Terra. Serão apresentados exemplos práticos de como as coordenadas são utilizadas no cotidiano, como em aplicativos de mapas e GPS.Etapa 2 - Entender
Os alunos serão divididos em grupos e receberão um mapa para analisar. Eles deverão identificar os paralelos e meridianos e entender como as coordenadas funcionam, identificando as diferenças entre latitude e longitude.Etapa 3 - Esboçar
Cada grupo deverá criar um esboço de um mapa, utilizando as coordenadas geográficas. Eles deverão identificar pontos específicos no mapa e marcar suas coordenadas.Etapa 4 - Decidir
Os grupos deverão decidir qual a melhor escala para representar o mapa, levando em consideração a precisão das medidas e a legibilidade do mapa.Etapa 5 - Prototipar e testar
Cada grupo deverá criar um protótipo do mapa utilizando a escala escolhida e testá-lo, medindo distâncias entre pontos e verificando se as medidas estão corretas.Etapa 6 - Apresentação
Os grupos apresentarão seus mapas e explicarão como utilizaram as coordenadas geográficas para criá-los.Etapa 7 - Reflexão
O professor conduzirá uma reflexão sobre a importância das coordenadas geográficas e como elas podem ser utilizadas nas situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a criatividade e a inovação na resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos paralelos e meridianos.
- Escolha adequada da escala para representação do mapa.
- Medição precisa das distâncias entre pontos.
- Clareza e organização na apresentação do mapa.
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as etapas do Design Sprint.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Fornecer feedbacks e avaliar o desempenho dos alunos.
- Conduzir uma reflexão sobre a importância das coordenadas geográficas.
Ações do aluno
- Analisar o mapa e identificar os paralelos e meridianos.
- Criar um esboço do mapa utilizando as coordenadas geográficas.
- Decidir qual a melhor escala para representação do mapa.
- Criar um protótipo do mapa e testá-lo.
- Apresentar o mapa e explicar como utilizaram as coordenadas geográficas para criá-lo.