Aula sobre Coordenadas Geograficas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As coordenadas geográficas são um sistema de referência que permite localizar qualquer ponto na superfície terrestre. É um tema importante para a Geografia e também para outras áreas do conhecimento, como a navegação, a cartografia e a astronomia. As coordenadas geográficas são usadas em diversas situações do cotidiano, como orientação em mapas, GPS e até mesmo em jogos como o Pokémon Go. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as coordenadas geográficas e como elas são utilizadas para medir distâncias na superfície terrestre. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema das coordenadas geográficas e sua importância para a Geografia e outras áreas do conhecimento. Para isso, utilize imagens e mapas para exemplificar a utilização das coordenadas geográficas na localização de pontos na superfície terrestre.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre coordenadas geográficas, disponibilizada pelo professor. O vídeo deve apresentar as coordenadas geográficas, como elas são utilizadas para localização de pontos na superfície terrestre e como medir distâncias na superfície terrestre.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre as coordenadas geográficas. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias para desenvolvimento do tema e de seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Socialização dos mapas conceituais

    Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando como organizaram as informações e as relações entre as ideias.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    O professor irá apresentar exemplos práticos de como as coordenadas geográficas são utilizadas na vida cotidiana, como em aplicativos de GPS, em mapas de transporte público e na navegação de aviões.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre como as coordenadas geográficas podem ser utilizadas em diferentes situações do cotidiano e como elas podem ser importantes para a compreensão da Geografia.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá encerrar a aula resumindo os principais pontos discutidos e destacando a importância das coordenadas geográficas para a Geografia e outras áreas do conhecimento.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • Estimular a criatividade e a organização das informações por meio da criação do mapa conceitual.
  • Fomentar a discussão e a reflexão sobre a importância das coordenadas geográficas no cotidiano e na Geografia.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias organizadas de forma clara e coesa.
  • Participação ativa nas discussões e atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos apresentados por meio da apresentação dos exemplos práticos.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e sua importância para a Geografia e outras áreas do conhecimento.
  • Disponibilizar uma vídeo-aula sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos de como as coordenadas geográficas são utilizadas no cotidiano.
  • Estimular a discussão e a reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre o tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre as coordenadas geográficas.
  • Participar ativamente das discussões e atividades em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos sobre a utilização das coordenadas geográficas no cotidiano.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.