Aula sobre Cores Formas E Linhas Paul Klee

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Paul Klee foi um artista suíço que se destacou por suas obras abstratas e coloridas. Ele utilizava formas geométricas e linhas para criar composições visualmente interessantes e únicas. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as cores, formas e linhas utilizadas por Klee em suas obras e como elas podem ser aplicadas em suas próprias criações artísticas. A metodologia _Design Sprint_ será utilizada para que os alunos possam criar um template com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam entender melhor o assunto e aplicá-lo em suas próprias criações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente brevemente a vida e obra de Paul Klee e como ele utilizava as cores, formas e linhas em suas obras. Mostre exemplos de suas obras para que os alunos possam visualizar e entender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Entender

    Peça que os alunos pesquisem sobre as cores, formas e linhas utilizadas por Klee em suas obras. Eles devem anotar as informações mais importantes e compartilhar com a turma.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base na pesquisa, peça que os alunos criem esboços de suas próprias obras, utilizando as cores, formas e linhas aprendidas na etapa anterior. Eles devem se inspirar nas obras de Klee, mas também podem criar suas próprias composições.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher qual esboço irão desenvolver em sua obra final. Eles devem justificar sua escolha e compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar suas obras finais, utilizando as cores, formas e linhas aprendidas nas etapas anteriores. Esteja disponível para ajudá-los e dar dicas de como melhorar suas composições.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar suas obras finais para a turma e explicar como utilizaram as cores, formas e linhas aprendidas nas etapas anteriores. A turma deve dar feedbacks construtivos para que os alunos possam melhorar suas criações.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre com uma breve reflexão sobre a aula e como os alunos puderam aplicar as cores, formas e linhas aprendidas em suas próprias criações artísticas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada das cores, formas e linhas aprendidas na aula.
  • Criatividade e originalidade na criação da obra final.
  • Apresentação clara e objetiva da obra final e como foram utilizados os elementos constitutivos das artes visuais.

Ações do professor

  • Apresentar a vida e obra de Paul Klee e como ele utilizava as cores, formas e linhas em suas obras.
  • Estar disponível para ajudar os alunos na criação de suas obras finais e dar dicas de como melhorar suas composições.
  • Estimular a participação dos alunos e dar feedbacks construtivos para que possam melhorar suas criações.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as cores, formas e linhas utilizadas por Klee em suas obras.
  • Criar esboços de suas próprias obras, utilizando as cores, formas e linhas aprendidas na aula.
  • Escolher qual esboço irão desenvolver em sua obra final e justificar sua escolha.
  • Criar suas obras finais, utilizando as cores, formas e linhas aprendidas na aula.
  • Apresentar suas obras finais para a turma e explicar como utilizaram as cores, formas e linhas aprendidas na aula.