Aula sobre Cores Formas E Linhas Paul Klee
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, os alunos serão apresentados ao artista Paul Klee e seus trabalhos que exploram cores, formas e linhas. A metodologia ativa _Design Thinking_ será utilizada para que os alunos possam desenvolver um mapa de empatia e, assim, analisar os elementos constitutivos das artes visuais presentes nas obras de Klee. O objetivo é que os alunos compreendam como esses elementos são utilizados na arte e como podem ser aplicados em suas próprias produções.
Paul Klee foi um artista suíço que viveu entre os séculos XIX e XX e foi um dos principais representantes do movimento Bauhaus. Suas obras são marcadas pela utilização de cores vibrantes, formas geométricas e linhas sinuosas. A arte de Klee pode ser encontrada em museus ao redor do mundo e é uma inspiração para muitos artistas contemporâneos.
Etapa 1 - Apresentação do artista e suas obras
Apresente o artista Paul Klee e suas obras para os alunos, destacando as características que marcam seu estilo e sua importância na história da arte.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Divida os alunos em grupos e oriente-os na criação de um mapa de empatia sobre Paul Klee, utilizando os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar do artista e entender sua perspectiva.Etapa 3 - Análise das obras de Klee
Com base no mapa de empatia criado, os grupos deverão escolher uma obra de Klee e analisá-la sob a perspectiva dos elementos constitutivos das artes visuais, como cor, forma e linha. Os alunos deverão identificar como esses elementos são utilizados na obra e como contribuem para a mensagem transmitida.Etapa 4 - Criação de uma obra inspirada em Klee
Os alunos deverão criar uma obra inspirada em Paul Klee, utilizando os elementos constitutivos das artes visuais que foram analisados na etapa anterior. O objetivo é que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos em suas próprias produções. Auxilie e oriente os alunos nesse processo.Etapa 5 - Apresentação das obras
Cada grupo deverá apresentar sua obra e explicar como os elementos constitutivos das artes visuais foram utilizados na criação. Os alunos deverão comentar sobre as obras dos colegas e destacar os pontos positivos.Etapa 6 - Reflexão sobre a aula
Conduza uma reflexão sobre a aula, destacando os aprendizados e as dificuldades encontradas pelos alunos. Os alunos deverão comentar sobre o que aprenderam e como poderão aplicar esses conceitos em suas próprias produções.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Proponha uma tarefa de casa em que os alunos deverão criar uma nova obra inspirada em Paul Klee, utilizando os conceitos aprendidos na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a reflexão crítica sobre a arte e sua importância na sociedade.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais na criação da obra.
- Coerência entre a mensagem transmitida pela obra e os elementos utilizados.
- Participação ativa nas atividades propostas em sala de aula.
- Capacidade de reflexão crítica sobre a arte e sua importância na sociedade.
- Colaboração e respeito pelos colegas durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o artista e suas obras de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Proporcionar um ambiente de colaboração e respeito entre os alunos.
- Conduzir a reflexão crítica sobre a arte e sua importância na sociedade.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas em sala de aula.
- Criar um mapa de empatia sobre Paul Klee.
- Analisar uma obra de Klee sob a perspectiva dos elementos constitutivos das artes visuais.
- Criar uma obra inspirada em Klee, utilizando os conceitos aprendidos.
- Comentar sobre as obras dos colegas e destacar os pontos positivos.