Aula sobre Cores Formas E Linhas Paul Klee
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as cores, formas e linhas na obra do artista Paul Klee. Eles irão entender como esses elementos se relacionam e como podem ser usados para criar diferentes efeitos em uma obra de arte. A metodologia utilizada será a _Gamificação_, em que os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver um jogo sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e mostre imagens de obras de Paul Klee e de outros artistas que utilizam as cores, formas e linhas em suas criações. Em seguida, explique a metodologia _Gamificação_ e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos, em grupos, criam um mapa de registro com os campos _Nome do_ _j__ogo_, O_bjetivo do_ _j__ogo_, _Desafios do_ _j__ogo_, _Níveis_, _Esquema de_ _r__ecompensas_, _Informações para o consumidor final_ e _P__or qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?_. Forneça exemplos de jogos e oriente os alunos na criação do mapa.Etapa 3 - Definição dos desafios e recompensas
Os grupos definem os desafios e as recompensas do jogo, levando em consideração os elementos de cores, formas e linhas. Oriente os alunos na escolha dos desafios e recompensas, incentivando a criatividade e a originalidade.Etapa 4 - Criação do jogo
Os grupos criam o jogo, utilizando os elementos de cores, formas e linhas de acordo com o mapa de registro e os desafios definidos. Forneça materiais como papel, lápis de cor e canetas para a criação do jogo.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo apresenta seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, as recompensas e por que o jogo é engajador e será um sucesso. Os demais alunos podem jogar e avaliar o jogo dos colegas.Etapa 6 - Discussão em grupo
A turma discute sobre os jogos criados, destacando os pontos positivos e negativos de cada um e como os elementos de cores, formas e linhas foram utilizados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância dos elementos de cores, formas e linhas na arte e como eles podem ser usados para criar diferentes efeitos. Os alunos podem compartilhar suas opiniões sobre a metodologia _Gamificação_ e como ela ajudou na compreensão do tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de jogos.
- Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos de cores, formas e linhas no jogo.
- Originalidade e criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo e explicação do objetivo, desafios e recompensas.
- Participação e colaboração em grupo.
- Compreensão dos elementos de cores, formas e linhas na arte.
Ações do professor
- Apresentar exemplos de obras de arte que utilizam os elementos de cores, formas e linhas.
- Orientar os alunos na criação do mapa de registro e na escolha dos desafios e recompensas do jogo.
- Fornecer materiais para a criação do jogo.
- Avaliar a utilização adequada dos elementos de cores, formas e linhas no jogo.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro do jogo.
- Definir os desafios e recompensas do jogo.
- Criar o jogo, utilizando os elementos de cores, formas e linhas.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão em grupo sobre os jogos criados.