Aula sobre Cores Formas E Linhas Paul Klee

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, vamos explorar a obra do artista suíço Paul Klee, que foi um dos principais nomes da arte moderna do século XX. Klee trabalhou com cores, formas e linhas de maneira muito particular, criando obras que são verdadeiros desafios para a nossa percepção. Vamos entender como ele utilizava esses elementos para criar suas obras e como podemos aplicar esses conceitos em nossas próprias criações. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que vai permitir que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente a obra de Paul Klee e explique como ele trabalhava com cores, formas e linhas. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos e entrega a cada grupo uma imagem de uma obra de Klee para análise.

  2. Etapa 2 - Análise em grupo

    Os grupos deverão analisar a obra de Klee e discutir entre si como o artista utilizou as cores, formas e linhas na composição. Além disso, oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Debate crítico

    Os grupos deverão apresentar suas análises e debater com a turma sobre as diferentes interpretações da obra. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Criação

    Cada aluno deverá criar uma obra inspirada na obra de Klee que foi analisada em grupo. Eles deverão utilizar as cores, formas e linhas de maneira criativa e original.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e explicar como utilizaram as cores, formas e linhas em suas criações. Avalie as obras de acordo com os critérios estabelecidos pelos próprios alunos no template de avaliação por rubrica.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Estimule uma reflexão sobre o processo de criação e sobre como a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) contribuiu para o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de obras de arte.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização criativa e original das cores, formas e linhas na criação da obra de arte.
  • Capacidade de análise e interpretação da obra de Klee.
  • Participação ativa no debate crítico e na apresentação da obra de arte.

Ações do professor

  • Apresentar a obra de Klee e explicar como ele trabalhava com cores, formas e linhas.
  • Mediar o debate crítico e estimular a participação de todos os alunos.
  • Avaliar as obras de arte de acordo com os critérios estabelecidos pelos próprios alunos.

Ações do aluno

  • Analisar a obra de Klee em grupo e criar um template de avaliação por rubrica.
  • Participar ativamente do debate crítico e da apresentação da obra de arte.
  • Criar uma obra de arte inspirada na obra de Klee e apresentá-la para a turma.