Aula sobre Cores Formas E Linhas Paul Klee
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, vamos explorar a obra do artista suíço Paul Klee, que foi um dos principais nomes da arte moderna do século XX. Klee trabalhou com cores, formas e linhas de maneira muito particular, criando obras que são verdadeiros desafios para a nossa percepção. Vamos entender como ele utilizava esses elementos para criar suas obras e como podemos aplicar esses conceitos em nossas próprias criações. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC), que vai permitir que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a obra de Paul Klee e explique como ele trabalhava com cores, formas e linhas. Em seguida, divida a turma em grupos de quatro alunos e entrega a cada grupo uma imagem de uma obra de Klee para análise.Etapa 2 - Análise em grupo
Os grupos deverão analisar a obra de Klee e discutir entre si como o artista utilizou as cores, formas e linhas na composição. Além disso, oriente os alunos na criação de um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios _Não desenvolvido_, _Parcialmente_ _d__esenvolvido_ e _Plenamente_ _d__esenvolvido_ para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Debate crítico
Os grupos deverão apresentar suas análises e debater com a turma sobre as diferentes interpretações da obra. Medie o debate e estimule a participação de todos os alunos.Etapa 4 - Criação
Cada aluno deverá criar uma obra inspirada na obra de Klee que foi analisada em grupo. Eles deverão utilizar as cores, formas e linhas de maneira criativa e original.Etapa 5 - Apresentação
Os alunos irão apresentar suas obras para a turma e explicar como utilizaram as cores, formas e linhas em suas criações. Avalie as obras de acordo com os critérios estabelecidos pelos próprios alunos no template de avaliação por rubrica.Etapa 6 - Reflexão
Estimule uma reflexão sobre o processo de criação e sobre como a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) contribuiu para o aprendizado dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de obras de arte.
- Incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Utilização criativa e original das cores, formas e linhas na criação da obra de arte.
- Capacidade de análise e interpretação da obra de Klee.
- Participação ativa no debate crítico e na apresentação da obra de arte.
Ações do professor
- Apresentar a obra de Klee e explicar como ele trabalhava com cores, formas e linhas.
- Mediar o debate crítico e estimular a participação de todos os alunos.
- Avaliar as obras de arte de acordo com os critérios estabelecidos pelos próprios alunos.
Ações do aluno
- Analisar a obra de Klee em grupo e criar um template de avaliação por rubrica.
- Participar ativamente do debate crítico e da apresentação da obra de arte.
- Criar uma obra de arte inspirada na obra de Klee e apresentá-la para a turma.