Aula sobre Cores Formas E Linhas Paul Klee
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Paul Klee foi um artista suíço que se destacou por sua obra inovadora e por ser um dos pioneiros da arte abstrata. Nesta aula, os alunos irão explorar as cores, formas e linhas presentes nas obras de Klee, analisando os elementos constitutivos das artes visuais. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos criarão diferentes atividades relacionadas ao tema. É importante destacar que a arte está presente em nosso cotidiano, seja na publicidade, na moda, na decoração, entre outros, e que a compreensão dos elementos constitutivos das artes visuais é fundamental para a apreciação e produção artística.
Etapa 1 - Introdução
Apresente a biografia de Paul Klee e algumas de suas obras, destacando as características que serão trabalhadas na aula. Em seguida, divida os alunos em em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Estação 1 - Cores
Nesta estação, os alunos irão criar uma obra utilizando apenas três cores primárias (amarelo, vermelho e azul) e suas variações. Forneça papel, tinta guache e pincéis. Os alunos deverão explorar as cores e suas combinações, criando uma obra que represente suas emoções.Etapa 3 - Estação 2 - Formas
Nesta estação, os alunos irão criar uma obra utilizando apenas formas geométricas (círculos, quadrados, triângulos, etc.). Forneça papel, lápis de cor e régua. Os alunos deverão explorar as formas e suas combinações, criando uma obra que represente um objeto ou uma paisagem.Etapa 4 - Estação 3 - Linhas
Nesta estação, os alunos irão criar uma obra utilizando apenas linhas retas e curvas. Forneça papel, canetas coloridas e lápis. Os alunos deverão explorar as linhas e suas combinações, criando uma obra que represente uma figura humana ou um animal.Etapa 5 - Socialização
Ao final das estações, os alunos irão socializar suas obras, explicando as escolhas de cores, formas e linhas utilizadas. Medie a discussão, destacando as características das obras de Paul Klee e relacionando com as produções dos alunos.Etapa 6 - Reflexão
Os alunos irão refletir sobre o processo de criação, as dificuldades encontradas e as aprendizagens adquiridas. Faça uma a reflexão, destacando a importância da análise dos elementos constitutivos das artes visuais na produção e apreciação artística.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar os elementos constitutivos das artes visuais.
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos.
- Promover a socialização e a reflexão sobre o processo de criação.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada dos elementos constitutivos das artes visuais.
- Criatividade e originalidade na produção artística.
- Participação ativa nas discussões e reflexões sobre o processo de criação.
Ações do professor
- Apresentar a biografia de Paul Klee e suas obras.
- Fornecer os materiais necessários para as atividades.
- Mediar as discussões e reflexões sobre o processo de criação.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Explorar as cores, formas e linhas de forma criativa e original.
- Socializar suas obras e participar das discussões e reflexões sobre o processo de criação.