Cortina de Ferro
Para entender a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, vamos relembrar um dos fatos marcantes pós-guerra que foi a construção e a queda do Muro de Berlim. Para isso, é importante que você acompanhe o vídeo dessa aula de Geografia com muita atenção. 😄
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O que era a “cortina de ferro” instalada na Alemanha?
Atividade completaA)
Era uma barreira física e ideológica criada durante a Guerra Fria que separava dois modelos opostos: do lado ocidental, a Alemanha capitalista, e ao leste, a Europa Oriental socialista.B) Era uma barreira física e ideológica construída por Adolf Hitler que dividia a Alemanha em duas partes: judeus e alemães.
C) Era uma barreira física e ideológica criada durante a Guerra Fria que separava dois modelos opostos: do lado ocidental, a Alemanha socialista, e ao leste, a Europa Oriental capitalista.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A aula sobre Cortina de Ferro é importante para que os alunos compreendam o contexto histórico que envolveu a Guerra Fria e a divisão do mundo em dois blocos, o Ocidente e o Oriente. É fundamental que os estudantes entendam como essa divisão foi influenciada pelo sistema colonial implantado pelas potências europeias e como isso afetou a geopolítica mundial.Atividade completa4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A “Cortina de Ferro” foi uma expressão utilizada durante a Guerra Fria para descrever a divisão ideológica e política da Europa entre os países capitalistas liderados pelos Estados Unidos e os países socialistas liderados pela União Soviética. Essa divisão teve grande impacto na geopolítica mundial e na história do século XX.Atividade completa5. Estudo de Caso:
A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para designar a divisão entre o mundo ocidental capitalista e o mundo oriental socialista durante a Guerra Fria. Essa divisão foi marcada por conflitos políticos, ideológicos e militares, que influenciaram a geopolítica mundial. Nesta aula os alunos irão aprender sobre a Cortina de Ferro e sua relação com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.Atividade completa6. Aprendizagem Baseada em Projetos:
A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para descrever a divisão do mundo em blocos durante a Guerra Fria. O termo foi cunhado pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill em 1946, após a União Soviética estabelecer regimes comunistas na Europa Oriental. Essa divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi influenciada pelo Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.Atividade completa7. Design Thinking:
A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para descrever a divisão do mundo em blocos durante a Guerra Fria. O termo foi introduzido pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill em 1946, após a União Soviética estabelecer regimes comunistas na Europa Oriental. Essa divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi influenciada pelo Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.Atividade completa8. Ensino Híbrido:
A Cortina de Ferro foi uma divisão ideológica e política que separou a Europa em duas partes distintas após a Segunda Guerra Mundial. De um lado, os países socialistas liderados pela União Soviética e do outro, os países capitalistas liderados pelos Estados Unidos. Essa divisão teve grande impacto na geopolítica mundial e influenciou diretamente a Guerra Fria.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: