Aula sobre Cortina De Ferro
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para descrever a divisão do mundo em blocos durante a Guerra Fria. O termo foi cunhado pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill em 1946, após a União Soviética estabelecer regimes comunistas na Europa Oriental. Essa divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi influenciada pelo Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
Etapa 1 - Problematização
Apresente aos alunos o conceito de Cortina de Ferro e como essa divisão do mundo em blocos afetou as relações internacionais durante a Guerra Fria. Discuta com a turma como essa divisão foi influenciada pelo Sistema Colonial.Etapa 2 - Geração de Alternativas
Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e peça que cada grupo crie um diário de bordo. Cada grupo deve escolher um país que fez parte da Cortina de Ferro e analisar como a divisão do mundo afetou esse país.Etapa 3 - Solução
Cada grupo deve apresentar sua análise para a turma e discutir as consequências da divisão do mundo em blocos para o país escolhido.Etapa 4 - Planejamento
Cada grupo planeja como irá apresentar sua análise para a turma. Eles podem utilizar cartazes, maquetes ou outros recursos para ilustrar as consequências da Cortina de Ferro para o país escolhido.Etapa 5 - Execução
Os grupos apresentam suas análises para a turma e discutem as consequências da divisão do mundo em blocos para cada país escolhido.Etapa 6 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos nas discussões em grupo, a qualidade das análises apresentadas e a criatividade na apresentação dos resultados.Etapa 7 - Socialização
O professor pode incentivar os alunos a socializar suas análises com outras turmas da escola ou com a comunidade local para ampliar o debate sobre a Cortina de Ferro e suas consequências.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- 0Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico.
Critérios de avaliação
- Participação nas discussões em grupo.
- Qualidade das análises apresentadas.
- Criatividade na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na análise dos países escolhidos.
- Avaliar a qualidade das análises apresentadas.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar o diário de bordo.
- Analisar as consequências da Cortina de Ferro para o país escolhido.
- Apresentar os resultados de forma criativa.