Aula sobre Cortina De Ferro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para descrever a divisão do mundo em blocos durante a Guerra Fria. O termo foi introduzido pelo ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill em 1946, após a União Soviética estabelecer regimes comunistas na Europa Oriental. Essa divisão do mundo em Ocidente e Oriente foi influenciada pelo Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o tema "Cortina de Ferro" e os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia Design Thinking e as etapas da atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 5 ou 6 pessoas.

  4. Etapa 4 - - Mapa de Empatia

    Cada grupo elabora seu mapa de empatia com informações sobre a Guerra Fria e a cortina de ferro.

  5. Etapa 5 - Compartilhamento

    Cada grupo deve apresentar o seu mapa de empatia com as informações coletadas para a turma.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Elaboração de um mapa mental em conjunto com a turma, relacionando as informações coletadas com o tema "Cortina de Ferro".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e estimule a reflexão dos alunos sobre a importância de compreender a divisão do mundo em Ocidente e Oriente a partir da Guerra Fria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em equipe dos alunos.
  • Despertar o interesse dos alunos pelo tema abordado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Compreensão do conteúdo abordado.
  • Qualidade e criatividade do mapa de empatia produzido pelos alunos.

Ações do professor

  • Contextualização do tema "Cortina de Ferro" e apresentação dos objetivos da aula.
  • Explicação da metodologia Design Thinking e das etapas da atividade proposta.
  • Auxílio na elaboração do mapa de empatia pelos alunos.
  • Estímulo à participação ativa dos alunos durante as atividades.
  • Síntese das principais informações abordadas na aula.

Ações do aluno

  • Participação ativa durante as atividades propostas.
  • Elaboração do mapa de empatia em equipe.
  • Compartilhamento das informações coletadas com os demais grupos.
  • Apresentação do mapa de empatia para a turma.
  • Análise e reflexão sobre o conteúdo abordado.