Aula sobre Cortina De Ferro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Cortina de Ferro foi uma divisão ideológica e política que separou a Europa em duas partes distintas após a Segunda Guerra Mundial. De um lado, os países socialistas liderados pela União Soviética e do outro, os países capitalistas liderados pelos Estados Unidos. Essa divisão teve grande impacto na geopolítica mundial e influenciou diretamente a Guerra Fria.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie e explique o objetivo da atividade, pedindo para que os alunos criem um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    O professor fará uma breve contextualização sobre a Cortina de Ferro, explicando sua origem e suas consequências.

  3. Etapa 3 - Exploração

    O professor dividirá a turma em grupos de 4 ou 5 pessoas e entregará para cada grupo um mapa-múndi. Os alunos deverão localizar os países que faziam parte da Cortina de Ferro e marcar no mapa. Em seguida, os grupos deverão pesquisar sobre a história e a cultura desses países.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresentará para a turma o resultado de sua pesquisa, destacando as principais características dos países que faziam parte da Cortina de Ferro.

  5. Etapa 5 - Discussão

    O professor promoverá uma discussão em sala de aula sobre as diferenças entre os países socialistas e capitalistas, e como essa divisão influenciou a geopolítica mundial.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos deverão registrar em seus modelos de registro de aprendizagem as principais informações apreendidas durante a aula.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Encerre a aula pedindo para que os alunos preencham o campo de Check-out em seus modelos, respondendo a uma pergunta que será feita pelo professor sobre o tema da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a geopolítica mundial.
  • Promover o registro de aprendizagem e a organização das informações aprendidas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada.
  • Participação na discussão em sala de aula.
  • Qualidade do registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar o objetivo da atividade.
  • Promover a divisão da turma em grupos.
  • Orientar os alunos na pesquisa.
  • Estimular a discussão em sala de aula.
  • Promover a reflexão e o registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Criar o modelo de registro de aprendizagem.
  • Realizar a pesquisa em grupo.
  • Participar da discussão em sala de aula.
  • Registrar as informações aprendidas no modelo.
  • Responder à pergunta no Check-out.