Aula sobre Cortina De Ferro

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para designar a divisão entre o mundo ocidental capitalista e o mundo oriental socialista durante a Guerra Fria. Essa divisão foi marcada por conflitos políticos, ideológicos e militares, que influenciaram a geopolítica mundial. Nesta aula os alunos irão aprender sobre a Cortina de Ferro e sua relação com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema Cortina de Ferro e explique sua relação com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso com o tema da aula como, por exemplo, os países que ficaram sob o domínio soviético e norte-americano.

  4. Etapa 4 - Modelo de infográfico

    Os alunos criarão um modelo de infográfico que servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Preenchimento do infográfico com as informações obtidas no estudo de caso.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os grupos apresentam seus infográficos para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Realizar um momento de reflexão final e discussões em sala. A ideia é compartilhar os resultados da pesquisa, os infográficos construídos e percepções da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de associação de conceitos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Estimular o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do tema.
  • Participação ativa na construção do conhecimento.
  • Capacidade de síntese e organização das informações.
  • Habilidade de comunicação oral e escrita.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
  • Dividir a turma em grupos e entregar para cada grupo um estudo de caso sobre a Cortina de Ferro.
  • Orientar os alunos na leitura e análise do estudo de caso.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
  • Apresentar o modelo de infográfico e orientar os alunos na sua construção.

Ações do aluno

  • Ler e analisar o estudo de caso.
  • Participar da discussão e da troca de ideias com os colegas.
  • Criar um modelo de infográfico.
  • Preencher o infográfico com as informações relevantes do estudo de caso.
  • Apresentar o infográfico para a turma e discutir as principais informações.