Aula sobre Cortina De Ferro
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
A Cortina de Ferro foi uma expressão utilizada para designar a divisão entre o mundo ocidental capitalista e o mundo oriental socialista durante a Guerra Fria. Essa divisão foi marcada por conflitos políticos, ideológicos e militares, que influenciaram a geopolítica mundial. Nesta aula os alunos irão aprender sobre a Cortina de Ferro e sua relação com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema Cortina de Ferro e explique sua relação com o sistema colonial implantado pelas potências europeias.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 3 a 5 pessoas.Etapa 3 - Estudo de caso
Apresente um estudo de caso com o tema da aula como, por exemplo, os países que ficaram sob o domínio soviético e norte-americano.Etapa 4 - Modelo de infográfico
Os alunos criarão um modelo de infográfico que servirá de apoio ao estudo de caso realizado pelos estudantes.Etapa 5 - Preenchimento do infográfico
Preenchimento do infográfico com as informações obtidas no estudo de caso.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os grupos apresentam seus infográficos para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Realizar um momento de reflexão final e discussões em sala. A ideia é compartilhar os resultados da pesquisa, os infográficos construídos e percepções da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de associação de conceitos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.
- Estimular o trabalho em equipe.
Critérios de avaliação
- Compreensão do tema.
- Participação ativa na construção do conhecimento.
- Capacidade de síntese e organização das informações.
- Habilidade de comunicação oral e escrita.
- Trabalho em equipe.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e contextualizá-lo.
- Dividir a turma em grupos e entregar para cada grupo um estudo de caso sobre a Cortina de Ferro.
- Orientar os alunos na leitura e análise do estudo de caso.
- Estimular a discussão e a troca de ideias entre os grupos.
- Apresentar o modelo de infográfico e orientar os alunos na sua construção.
Ações do aluno
- Ler e analisar o estudo de caso.
- Participar da discussão e da troca de ideias com os colegas.
- Criar um modelo de infográfico.
- Preencher o infográfico com as informações relevantes do estudo de caso.
- Apresentar o infográfico para a turma e discutir as principais informações.