Aula sobre Cortina De Ferro

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A “Cortina de Ferro” foi uma expressão utilizada durante a Guerra Fria para descrever a divisão ideológica e política da Europa entre os países capitalistas liderados pelos Estados Unidos e os países socialistas liderados pela União Soviética. Essa divisão teve grande impacto na geopolítica mundial e na história do século XX.

  1. Etapa 1 - Divisão da turma em grupos

    Divisão dos alunos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e os subtópicos que serão pesquisados pelos alunos: a divisão do mundo em Ocidente e Oriente, o Sistema Colonial e a Cortina de Ferro.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor pesquisam os subtemas e preparam os seus argumentos.

  4. Etapa 4 - Hora do Debate

    Debate entre os grupos defensor e opositor com mediação da banca julgadora.

  5. Etapa 5 - Rodadas das Perguntas

    A banca julgadora faz uma rodada de perguntas para os grupos defensor e opositor.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Discussão em grupos para elaborar uma conclusão final.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor faz uma reflexão final sobre o processo de aprendizagem, destacando os pontos positivos e negativos das discussões apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de argumentação.
  • Estímulo ao trabalho em equipe e da comunicação oral.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados.
  • Habilidade de síntese e argumentação na resposta às perguntas da banca julgadora.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos.
  • Estimular a reflexão e a conclusão final do grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
  • Participar ativamente do debate e da rodada de perguntas.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e chegar a uma conclusão em grupo.