Aula sobre Cortina De Ferro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre Cortina de Ferro é importante para que os alunos compreendam o contexto histórico que envolveu a Guerra Fria e a divisão do mundo em dois blocos, o Ocidente e o Oriente. É fundamental que os estudantes entendam como essa divisão foi influenciada pelo sistema colonial implantado pelas potências europeias e como isso afetou a geopolítica mundial.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Selecione um texto ou vídeo que explique o conceito de Cortina de Ferro e o contexto histórico em que surgiu.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas e entregue para cada um uma folha em branco e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deve assistir ao vídeo ou ler o texto selecionado e, em seguida, criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, relacionados ao assunto estudado.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Após a criação do modelo, cada grupo deve apresentá-lo para a turma e explicar o motivo de cada item escolhido.

  5. Etapa 5 - Discussão

    O professor deve conduzir uma discussão em grupo sobre a importância da Cortina de Ferro e como ela afetou a geopolítica mundial.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Cada aluno deve preencher individualmente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e o que aprendeu sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e avaliar a qualidade da síntese elaborada pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a reflexão crítica dos estudantes sobre o tema estudado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreensão do conceito de Cortina de Ferro e sua relação com o Sistema Colonial.
  • Reflexão crítica sobre o tema estudado.

Ações do professor

  • Selecionar um texto ou vídeo que explique o conceito de Cortina de Ferro e o contexto histórico em que surgiu.
  • Conduzir a criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs pelos grupos.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre a importância da Cortina de Ferro e como ela afetou a geopolítica mundial.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Assistir ao vídeo ou ler o texto selecionado.
  • Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar da discussão em grupo sobre o tema estudado.
  • Refletir criticamente sobre o que aprendeu na atividade.