Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?

Você já ouviu falar das cotas raciais? Atualmente muito se fala, mas nem todo mundo sabe, de fato o que são. Vamos aprender sobre elas nessa aula de História! Preste atenção e bom aprendizado!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    O Brasil tem um passado ligado à escravidão e à negação de tudo que é de origem africana. O racismo ainda é muito presente em nossa sociedade, assim como a desigualdade. O que é certo dizer sobre o racismo nos dias de hoje?

    A) É preciso discutir o racismo em seus diversos níveis no Brasil atual, mesmo que ele não tenha relação com o passado escravista do país.

    B) O racismo tem raízes no passado escravista do Brasil e na forma como as pessoas negras eram tratadas.

    C) Quase não existe racismo no Brasil, as situações racistas que acontecem são pontuais.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas redes sociais. É uma discussão que envolve questões históricas, sociais e políticas, e que pode gerar muitas opiniões diferentes. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), que consiste em um debate estruturado, com regras claras e objetivas, para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e trabalho em equipe. O objetivo é que os alunos possam identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas redes sociais. É uma discussão que envolve questões históricas, sociais e políticas, e que pode gerar muitas opiniões diferentes. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas."
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma questão que gera muitas discussões e opiniões divergentes, por isso é importante que os alunos tenham a oportunidade de debater e refletir sobre o tema. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    O tema das cotas raciais é um assunto muito importante e atual no Brasil. Ele está presente em diversas esferas da sociedade, como na educação, no mercado de trabalho e na política. As cotas raciais são uma forma de reparação histórica para a população negra, que sofreu com a escravidão e com a exclusão social ao longo da história do país. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, que consiste em identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
    Atividade completa
  7. 7. Cultura Maker:

    O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma questão que divide opiniões e gera muitas discussões, por isso é importante que os estudantes tenham a oportunidade de debater e refletir sobre o tema. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos possam se expressar de forma criativa e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma discussão que envolve a história do Brasil e a luta contra o racismo e a desigualdade social. Nesta aula, os alunos serão desafiados a refletir sobre a importância das ações afirmativas e como elas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: