Aula sobre Cotas Raciais Reparacao Historica Ou Privilegio
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma questão que divide opiniões e gera muitas discussões, por isso é importante que os estudantes tenham a oportunidade de debater e refletir sobre o tema. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos possam se expressar de forma criativa e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 2 - Pesquisa
Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como a história das cotas raciais no Brasil, os argumentos a favor e contra, e exemplos de ações afirmativas em outros países. Os alunos podem utilizar livros, artigos, vídeos e outros recursos disponíveis.Etapa 3 - Planejamento da fanzine
Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá planejar a sua fanzine, definindo os tópicos que serão abordados em cada parte e o formato de apresentação.Etapa 4 - Criação da fanzine
Os alunos irão criar a sua fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando materiais como lápis de cor, canetas, colas e tesouras. Cada parte deverá abordar um tópico específico relacionado ao tema.Etapa 5 - Apresentação das fanzines
Cada grupo irá apresentar a sua fanzine para a turma, explicando os tópicos abordados e os argumentos apresentados. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre o tema, levantando pontos de vista diferentes e debatendo sobre os argumentos apresentados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os pontos mais importantes discutidos na aula e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação
- Estimular a criatividade e a expressão artística
- Promover o debate e a reflexão crítica sobre um tema atual e importante
- Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão
- Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine
- Qualidade da apresentação da fanzine e dos argumentos apresentados
- Participação ativa na discussão em grupo
- Criatividade e originalidade na abordagem do tema
- Coerência e clareza na argumentação.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância de discutir o assunto
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine
- Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos
- Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre o tema
- Fazer uma conclusão sobre o assunto e incentivar os alunos a continuarem refletindo sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine
- Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva
- Participar ativamente da discussão em grupo
- Ser criativo e original na abordagem do tema
- Argumentar de forma coerente e clara.