Aula sobre Cotas Raciais Reparacao Historica Ou Privilegio

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma questão que divide opiniões e gera muitas discussões, por isso é importante que os estudantes tenham a oportunidade de debater e refletir sobre o tema. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A ideia é que os alunos possam se expressar de forma criativa e desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" e explique a importância de discutir esse assunto. Em seguida, divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, como a história das cotas raciais no Brasil, os argumentos a favor e contra, e exemplos de ações afirmativas em outros países. Os alunos podem utilizar livros, artigos, vídeos e outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Planejamento da fanzine

    Com base na pesquisa realizada, cada grupo deverá planejar a sua fanzine, definindo os tópicos que serão abordados em cada parte e o formato de apresentação.

  4. Etapa 4 - Criação da fanzine

    Os alunos irão criar a sua fanzine em papel A4 dividido em 8 partes, utilizando materiais como lápis de cor, canetas, colas e tesouras. Cada parte deverá abordar um tópico específico relacionado ao tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação das fanzines

    Cada grupo irá apresentar a sua fanzine para a turma, explicando os tópicos abordados e os argumentos apresentados. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as apresentações.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre o tema, levantando pontos de vista diferentes e debatendo sobre os argumentos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os pontos mais importantes discutidos na aula e incentivando os alunos a continuarem refletindo sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação
  • Estimular a criatividade e a expressão artística
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre um tema atual e importante
  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão
  • Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine
  • Qualidade da apresentação da fanzine e dos argumentos apresentados
  • Participação ativa na discussão em grupo
  • Criatividade e originalidade na abordagem do tema
  • Coerência e clareza na argumentação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de discutir o assunto
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine
  • Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos
  • Incentivar o debate e a reflexão crítica sobre o tema
  • Fazer uma conclusão sobre o assunto e incentivar os alunos a continuarem refletindo sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa e da criação da fanzine
  • Apresentar a fanzine de forma clara e objetiva
  • Participar ativamente da discussão em grupo
  • Ser criativo e original na abordagem do tema
  • Argumentar de forma coerente e clara.