Aula sobre Cotas Raciais Reparacao Historica Ou Privilegio

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma questão que gera muitas discussões e opiniões divergentes, por isso é importante que os alunos tenham a oportunidade de debater e refletir sobre o tema. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" e explique a importância de discutir esse assunto em sala de aula. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos devem preencher cada campo com informações sobre as pessoas que são afetadas pelas cotas raciais, como estudantes cotistas, professores, pessoas que são contra as cotas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as informações que foram levantadas. Incentive a participação de todos os alunos e medie a discussão para que ela seja produtiva e respeitosa.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Após a discussão em grupo, conduza um debate em sala de aula, utilizando as informações que foram levantadas pelos alunos. O objetivo é que os alunos possam refletir sobre as diferentes perspectivas e opiniões sobre as cotas raciais.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de ações afirmativas que são adotadas em outras partes do mundo, como as cotas raciais nos Estados Unidos e na África do Sul. Os alunos devem discutir a eficácia dessas ações e como elas podem ser aplicadas no Brasil.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos devem ser incentivados a continuar refletindo sobre o assunto e a buscar mais informações sobre as cotas raciais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil".
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre um tema atual e importante.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias de forma respeitosa e produtiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e em sala de aula.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em relacionar o tema com a realidade social brasileira.
  • Capacidade dos alunos em refletir sobre as diferentes perspectivas e opiniões sobre as cotas raciais.
  • Capacidade dos alunos em buscar informações complementares sobre o tema.

Ações do professor

  • Mediar as discussões em grupo e em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Conduzir o debate de forma respeitosa e produtiva.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo e em sala de aula.
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre as pessoas afetadas pelas cotas raciais.
  • Refletir sobre as diferentes perspectivas e opiniões sobre as cotas raciais.
  • Buscar informações complementares sobre o tema.
  • Trabalhar em grupo de forma colaborativa e respeitosa.