Aula sobre Cotas Raciais Reparacao Historica Ou Privilegio
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas relações sociais. É uma discussão que envolve a história do Brasil e a luta contra o racismo e a desigualdade social. Nesta aula, os alunos serão desafiados a refletir sobre a importância das ações afirmativas e como elas podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Etapa 1 - Check-in
Dê início a aula com um momento de check-in, no qual os alunos compartilham como estão se sentindo e o que esperam aprender na aula de hoje. Apresente o tema da aula e explique como a metodologia do Ensino Híbrido será aplicada. Os alunos devem criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. Explique que eles devem preencher o template no início e no fim da aula.Etapa 2 - Contextualização
Faça a introdução do tema e sua contextualização, explicando o que são as cotas raciais e como elas surgiram no Brasil. É importante que você utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos, por exemplo as mudanças geradas no acesso à universidade.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deverá pesquisar sobre o tema para aprofundar seus conhecimentos, como a história das cotas raciais no Brasil e sua comparação com políticas de inclusão em outros países como os EUA e a África do Sul.Etapa 4 - Debate em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir os prós e contras das cotas raciais. Cada grupo deve apresentar seus argumentos e debater com os demais grupos.Etapa 5 - Check-out
Ao final da aula, os alunos devem fazer um check-out, compartilhando o que aprenderam e como se sentem em relação ao tema.Etapa 6 - Atividade individual
Cada aluno deve escrever um texto sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema e construir argumentos que se relacionem com realidades e problemáticas sociais da atualidade.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão com a turma sobre o que foi aprendido na aula e incentive os alunos a refletirem sobre como isso se relaciona com a história política brasileira.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
- Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância das ações afirmativas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
- Promover o debate e a troca de ideias entre os alunos, incentivando a participação ativa e o respeito às opiniões divergentes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e respeitosa nos debates em grupo.
- Capacidade de identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
- Habilidade em apresentar argumentos claros e coerentes sobre os prós e contras das cotas raciais.
Ações do professor
- Contextualizar o tema de forma clara e didática.
- Estimular a participação ativa e o respeito às opiniões divergentes.
- Fazer intervenções pontuais para esclarecer dúvidas e estimular o debate.
Ações do aluno
- Participar ativamente dos debates em grupo.
- Respeitar as opiniões divergentes.
- Apresentar argumentos claros e coerentes sobre os prós e contras das cotas raciais.