Aula sobre Cotas Raciais Reparacao Historica Ou Privilegio

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Cotas raciais: reparação histórica ou privilégio?" é um assunto muito importante e atual, que pode ser encontrado em diversos contextos, como na política, na mídia e nas redes sociais. É uma discussão que envolve questões históricas, sociais e políticas, e que pode gerar muitas opiniões diferentes. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil e discutir a importância de ações afirmativas."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o tema e sua importância. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo curto sobre o assunto. Você encontrará uma sugestão de vídeo abaixo, no item _Dicas_.

  2. Etapa 2 - Leitura, discussão e sistematização

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um texto sobre o tema para ler e discutir em grupo. A partir da leitura e dos principais tópicos de discussão, os alunos deverão sistematizar preparando um roteiro de apresentação.

  3. Etapa 3 - Apresentação das ideias

    Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar as principais ideias do texto para a turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão preencher o template com suas opiniões e ideias sobre o tema, e compartilhar com a turma.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deverá apresentar seu template para a turma e explicar como utilizou a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos novamente e deverão discutir as opiniões e ideias apresentadas no template. Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar as principais ideias do grupo para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a importância de discutir questões como essa em sala de aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e relacionar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados da escravidão no Brasil.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre questões sociais e políticas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das ideias e opiniões apresentadas no template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Ler e discutir o texto em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e preenchê-lo com suas opiniões e ideias.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentar ideias de forma clara e objetiva.