Aula sobre Crase

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Esta atividade utiliza a metodologia ativa aprendizagem entre pares e foi elaborada visando proporcionar aos alunos uma experiência significativa e participativa no aprendizado sobre o uso correto da crase. Através dessa abordagem, os alunos serão estimulados a discutir e debater sobre as regras e aplicações da crase, compartilhando conhecimentos e desenvolvendo habilidades de análise, argumentação e trabalho em equipe. A atividade oferece um ambiente colaborativo e desafiador, no qual os alunos têm a oportunidade de refletir sobre a importância da crase na norma-padrão da Língua Portuguesa e aprimorar suas habilidades comunicativas. Ao final da atividade, os alunos terão ampliado seu conhecimento sobre o tema e estarão mais aptos a utilizar a crase de forma adequada em suas produções escritas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o conceito de crase e explique as regras básicas de seu uso.

    Discuta com a turma exemplos de situações em que a crase é obrigatória e facultativa.


  2. Etapa 2 - Formação de duplas

    Divida os alunos em duplas e forneça a cada dupla um conjunto de frases para análise.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em pares

    Peça para as duplas analisarem as frases, identificando os casos de crase e explicando sua aplicação. Os alunos devem discutir e trocar ideias, buscando entender as particularidades do uso da crase em cada frase.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento em grupo

    Cada dupla deve apresentar suas conclusões e explicar o raciocínio utilizado para a análise das frases. Encoraje o debate entre os grupos, permitindo que questionem e complementem as informações compartilhadas.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Peça que os alunos criem um template de avaliação por pares, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. Eles devem avaliar as apresentações dos colegas utilizando essa ferramenta.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Distribua uma lista de exercícios sobre o uso da crase. Os alunos devem resolver os exercícios individualmente, aplicando o conhecimento adquirido durante a pesquisa em pares.

  7. Etapa 7 - Discussão final

    Realize uma discussão em grupo sobre as respostas dos exercícios, esclarecendo possíveis dúvidas e reforçando as regras da crase.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise;
  • Estimular a pesquisa e a autonomia;
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Promover o debate e a argumentação;
  • Reforçar o uso correto da língua;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa em pares e no debate em grupo;
  • Correção e clareza nas explicações sobre o uso da crase;
  • Precisão na resolução dos exercícios práticos.

Ações do professor

  • Facilitar a discussão inicial sobre a crase, fornecendo exemplos e esclarecendo dúvidas;
  • Observar e orientar as duplas durante a pesquisa, garantindo que todos estejam engajados e compreendendo os conceitos;
  • Moderar o debate em grupo, estimulando a troca de ideias e a participação de todos;
  • Fornecer feedback individualizado aos alunos durante a resolução dos exercícios.

Ações do aluno

  • Pesquisar em pares as frases fornecidas, discutindo e explicando o uso correto da crase;
  • Participar ativamente do debate em grupo, compartilhando suas conclusões e questionando as informações apresentadas por outras duplas;
  • Resolver os exercícios práticos de forma individual, aplicando o conhecimento adquirido;
  • Colaborar com os colegas, auxiliando aqueles que possam ter dificuldades.