Aula sobre Crase
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Preparação
Divida a sala de aula em estações de aprendizagem. Cada estação terá uma atividade relacionada a um aspecto específico do uso da crase. Prepare materiais e instruções claras para cada estação.Etapa 2 - Rotação
Organize os alunos em grupos pequenos e designe um grupo para cada estação. Explique as instruções de cada estação e forneça os materiais necessários. Estabeleça um tempo para cada estação (por exemplo, 10-15 minutos) e peça aos alunos para se movimentarem em um sentido horário, alternando as estações após o tempo determinado.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Identificando a necessidade de craseOs alunos analisam frases e decidem se há ou não necessidade de uso da crase.
Estação 2 - Uso da crase com nomes próprios
Os alunos exploram exemplos de nomes próprios que requerem o uso da crase e discutem suas regras de aplicação.
Estação 3 - Crase antes de pronomes possessivos
Os alunos analisam frases que envolvem pronomes possessivos e identificam o uso correto da crase.
Estação 4 - Crase em expressões de lugar
Os alunos examinam expressões de lugar e identificam os casos em que é necessário o uso da crase.
Estação 5 - Crase com horas
Os alunos exploram exemplos de uso da crase com expressões de horas e praticam sua aplicação correta.
Etapa 4 - Discussão e Conclusões
Reúna os alunos em um momento de discussão e compartilhamento das conclusões de cada estação. Peça aos grupos para apresentarem exemplos de frases corretas e incorretas relacionadas ao tema de sua estação. Registre as principais conclusões e regras em cartazes ou no quadro, para que todos possam visualizar e revisar posteriormente.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender as regras de uso da crase de forma prática e significativa;
- Desenvolver habilidades de análise e aplicação correta da crase em diferentes contextos;
- Estimular a colaboração entre os alunos por meio da discussão e compartilhamento de conhecimentos;
- Promover o engajamento ativo dos alunos no processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades das estações;
- Demonstração do conhecimento correto do uso da crase nas discussões e nas conclusões apresentadas;
- Cooperação e colaboração entre os membros do grupo.
Ações do professor
- Organizar e preparar as estações de aprendizagem;
- Fornecer instruções claras e acompanhar o progresso dos grupos;
- Facilitar a discussão e ajudar os alunos a chegar a conclusões corretas;
- Fornecer feedback construtivo durante as apresentações.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação, realizando as análises propostas e discutindo com os colegas;
- Identificar exemplos corretos e incorretos de uso da crase e justificar suas conclusões;
- Colaborar com os colegas, compartilhando conhecimentos e ajudando na compreensão dos conceitos;
- Anotar as principais conclusões e regras em seus cadernos ou fichas de estudo para revisão posterior;
- Apresentar exemplos e participar das discussões finais, contribuindo para a consolidação dos conhecimentos sobre o uso da crase.