Aula sobre Crase
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A atividade proposta visa abordar de forma dinâmica e participativa o uso correto da crase. Por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a realizar um estudo prévio sobre o tema, consolidando suas bases teóricas. Durante a atividade, eles terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em um debate em grupo, discutindo exemplos práticos e analisando situações específicas. Em seguida, os alunos aplicarão seu aprendizado individualmente, por meio de uma atividade prática que os desafiará a identificar o uso correto ou incorreto da crase em diferentes contextos. O objetivo é promover a compreensão aprofundada desse aspecto da Língua Portuguesa, estimulando a autonomia, a argumentação e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.
Etapa 1 - Preparação prévia
Selecione materiais de estudo sobre o uso correto da crase, como vídeos, textos, e exercícios. Os alunos deverão ser instruídos a acessar esses materiais antes da atividade, revisando o conteúdo e resolvendo os exercícios propostos.Etapa 2 - Aula invertida
Faça uma breve revisão dos conceitos do uso da crase e esclareça possíveis dúvidas dos alunos. Em seguida, os alunos são divididos em grupos de trabalho.Etapa 3 - Identificando o uso correto da crase
Cada grupo receberá um conjunto de frases com exemplos de uso da crase. Os grupos têm a tarefa de analisar as frases e identificar se o uso da crase está correto ou incorreto, justificando suas respostas com base nos materiais de estudo. Os alunos discutirão em seus grupos e preparam uma breve apresentação sobre suas conclusões.Etapa 4 - Apresentação e discussão em grupo
Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma, explicando o raciocínio utilizado para determinar se o uso da crase estava correto ou incorreto. Facilite a discussão, esclarecendo dúvidas adicionais e oferecendo feedbacks sobre as respostas dos grupos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos receberão uma lista de frases com espaços em branco onde devem inserir ou não a crase de acordo com as regras aprendidas. Eles trabalham individualmente para completar as frases corretamente. Ao final, recolha as respostas e avalie o desempenho dos alunos de acordo com critérios pré-estabelecidos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a compreensão dos alunos sobre o uso correto da crase, por meio do estudo prévio e da análise de exemplos;
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos;
- Incentivar a capacidade de argumentação e justificativa dos alunos ao identificar se o uso da crase está correto ou incorreto;
- Promover a autonomia dos alunos ao realizarem a atividade prática individualmente, aplicando as regras aprendidas;
- Reforçar o aprendizado por meio da discussão em grupo, permitindo que os alunos compartilhem diferentes perspectivas e ampliem seus conhecimentos;
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Coerência e consistência nas justificativas sobre o uso correto ou incorreto da crase;
- Precisão na atividade prática de completar as frases com a crase de forma adequada.
Ações do professor
- Selecionar materiais de estudo relevantes sobre o uso da crase;
- Facilitar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas;
- Oferecer feedback construtivo sobre as respostas dos alunos;
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade prática.
Ações do aluno
- Acessar os materiais de estudo antes da aula;
- Participar ativamente na discussão em grupo;
- Analisar e justificar o uso correto ou incorreto da crase nas frases fornecidas;
- Completar corretamente as frases na atividade prática.