Aula sobre Crase

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A atividade proposta visa abordar de forma dinâmica e participativa o uso correto da crase. Por meio da metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a realizar um estudo prévio sobre o tema, consolidando suas bases teóricas. Durante a atividade, eles terão a oportunidade de compartilhar seus conhecimentos em um debate em grupo, discutindo exemplos práticos e analisando situações específicas. Em seguida, os alunos aplicarão seu aprendizado individualmente, por meio de uma atividade prática que os desafiará a identificar o uso correto ou incorreto da crase em diferentes contextos. O objetivo é promover a compreensão aprofundada desse aspecto da Língua Portuguesa, estimulando a autonomia, a argumentação e a responsabilidade dos alunos em relação ao seu próprio processo de aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Preparação prévia

    Selecione materiais de estudo sobre o uso correto da crase, como vídeos, textos, e exercícios. Os alunos deverão ser instruídos a acessar esses materiais antes da atividade, revisando o conteúdo e resolvendo os exercícios propostos.

  2. Etapa 2 - Aula invertida

    Faça uma breve revisão dos conceitos do uso da crase e esclareça possíveis dúvidas dos alunos. Em seguida, os alunos são divididos em grupos de trabalho.

  3. Etapa 3 - Identificando o uso correto da crase

    Cada grupo receberá um conjunto de frases com exemplos de uso da crase. Os grupos têm a tarefa de analisar as frases e identificar se o uso da crase está correto ou incorreto, justificando suas respostas com base nos materiais de estudo. Os alunos discutirão em seus grupos e preparam uma breve apresentação sobre suas conclusões.

  4. Etapa 4 - Apresentação e discussão em grupo

    Cada grupo apresentará suas conclusões para a turma, explicando o raciocínio utilizado para determinar se o uso da crase estava correto ou incorreto. Facilite a discussão, esclarecendo dúvidas adicionais e oferecendo feedbacks sobre as respostas dos grupos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos receberão uma lista de frases com espaços em branco onde devem inserir ou não a crase de acordo com as regras aprendidas. Eles trabalham individualmente para completar as frases corretamente. Ao final, recolha as respostas e avalie o desempenho dos alunos de acordo com critérios pré-estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre o uso correto da crase, por meio do estudo prévio e da análise de exemplos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo, promovendo o diálogo e a troca de conhecimentos;
  • Incentivar a capacidade de argumentação e justificativa dos alunos ao identificar se o uso da crase está correto ou incorreto;
  • Promover a autonomia dos alunos ao realizarem a atividade prática individualmente, aplicando as regras aprendidas;
  • Reforçar o aprendizado por meio da discussão em grupo, permitindo que os alunos compartilhem diferentes perspectivas e ampliem seus conhecimentos;

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Coerência e consistência nas justificativas sobre o uso correto ou incorreto da crase;
  • Precisão na atividade prática de completar as frases com a crase de forma adequada.

Ações do professor

  • Selecionar materiais de estudo relevantes sobre o uso da crase;
  • Facilitar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas;
  • Oferecer feedback construtivo sobre as respostas dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade prática.

Ações do aluno

  • Acessar os materiais de estudo antes da aula;
  • Participar ativamente na discussão em grupo;
  • Analisar e justificar o uso correto ou incorreto da crase nas frases fornecidas;
  • Completar corretamente as frases na atividade prática.