Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O crescimento e expansão das cidades é um tema presente no cotidiano dos estudantes, visto que a urbanização é um processo cada vez mais presente em todo o mundo. A metodologia Design Sprint será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Crescimento e expansão das cidades" e discuta a importância desse tema para a Geografia. Em seguida, os alunos deverão pesquisar sobre o assunto e apresentar suas descobertas em sala de aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve criar um mapa mental sobre o tema, destacando os principais pontos abordados na pesquisa. Em seguida, cada grupo deverá apresentar seu mapa mental para a turma.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos deverão escolher um subtema relacionado ao crescimento e expansão das cidades para trabalhar em grupo. Cada grupo deverá discutir e decidir qual subtema irá abordar.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um protótipo de uma cidade que apresente soluções para os problemas relacionados ao subtema escolhido. O protótipo pode ser feito em papel, utilizando materiais recicláveis ou em softwares de edição de imagens.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos apresentam seus protótipos para a turma e discutem as soluções encontradas para os problemas relacionados ao tema. Os alunos deverão avaliar e dar feedback sobre os protótipos apresentados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor conclui a atividade destacando a importância da urbanização sendo um processo cada vez mais presente em todo o mundo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e apresentação de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas do Design Sprint.
  • Qualidade do mapa mental apresentado.
  • Criatividade e qualidade do protótipo apresentado.
  • Habilidade de apresentação e argumentação.
  • Cooperação e colaboração em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar o assunto.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do mapa mental.
  • Auxiliar os grupos na criação do protótipo.
  • Avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisa sobre o tema.
  • Criar um mapa mental sobre o assunto.
  • Escolher um subtema e criar um protótipo de uma cidade.
  • Apresentar o protótipo para a turma.
  • Avaliar e dar feedback sobre as apresentações dos grupos.