Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O crescimento e expansão das cidades é um tema que está presente no cotidiano dos estudantes. Eles podem observar em sua cidade, ou em outras cidades, como a urbanização transforma o espaço urbano e a vida das pessoas. Nesta aula, os alunos irão utilizar a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia que irá ajudá-los a entender melhor como as pessoas se relacionam com a cidade e quais são os fatores que influenciam o crescimento e expansão das cidades.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique como a urbanização transforma o espaço urbano e a vida das pessoas.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Após, irão criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades dos indivíduos em relação à cidade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Cada grupo deve discutir os mapas de empatia criados. Eles irão compartilhar suas observações e identificar padrões.Etapa 4 - Identificação
Com base nos mapas de empatia e nas discussões em grupo, os alunos irão identificar os fatores que influenciam o crescimento e expansão das cidades.Etapa 5 - Exemplos práticos
O professor irá apresentar exemplos práticos de como os fatores identificados na etapa anterior influenciam o crescimento e a expansão das cidades.Etapa 6 - Aplicação dos conceitos
Os alunos irão aplicar os conceitos apreendidos para analisar uma cidade específica. Eles devem identificar os fatores que influenciam o crescimento e expansão dessa cidade, e propor soluções para os problemas identificados.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada. Os alunos irão compartilhar suas reflexões sobre o que aprenderam na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de entender como a urbanização transforma o espaço urbano e a vida das pessoas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a criação do mapa de empatia.
- Identificação correta dos fatores que influenciam o crescimento e expansão das cidades.
- Qualidade das soluções propostas pelos alunos para os problemas identificados.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia Design Thinking.
- Apresentar exemplos práticos para ilustrar o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades das pessoas em relação à cidade.
- Identificar os fatores que influenciam o crescimento e expansão das cidades.
- Propor soluções para os problemas identificados.