Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O crescimento e a expansão das cidades é um tema relevante e presente no cotidiano dos estudantes, visto que eles vivem em um ambiente urbano e convivem com a dinâmica das cidades. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que aborde o tema, utilizando a metodologia ativa de Gamificação. Através dessa atividade, os estudantes poderão compreender melhor como as cidades se expandem, quais são os desafios e fatores envolvidos nesse processo e como a população é distribuída pelos continentes.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "crescimento e expansão das cidades" e explicar como a metodologia ativa de gamificação será utilizada para abordar o assunto.

  2. Etapa 2 - Discussão

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre o crescimento e expansão das cidades, levantando os principais desafios e fatores envolvidos nesse processo.

  3. Etapa 3 - Introdução à gamificação

    O professor irá explicar o que é gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais engajador e divertido.

  4. Etapa 4 - Mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro. Eles deverão pensar em um jogo que aborde o tema do crescimento e a expansão das cidades.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o jogo criado, explicando como ele aborda o tema e como será engajador para o público-alvo.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão

    Ao final da apresentação dos jogos, os alunos irão discutir e refletir sobre as diferentes abordagens e estratégias utilizadas pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá encerrar a aula reforçando os principais aprendizados, desafios e fatores envolvidos no processo de expansão das cidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de jogos educativos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Coerência e eficácia na abordagem do tema do crescimento e expansão das cidades.
  • Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
  • Reflexão crítica sobre a metodologia de gamificação na aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de gamificação.
  • Estimular a discussão e reflexão dos alunos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do jogo.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre os jogos criados.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a metodologia de gamificação na aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão sobre o tema.
  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre a metodologia de gamificação na aprendizagem.
  • Contribuir para um ambiente de colaboração e respeito mútuo durante a atividade.