Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O crescimento e a expansão das cidades é um tema relevante e presente no cotidiano dos estudantes, visto que eles vivem em um ambiente urbano e convivem com a dinâmica das cidades. Nesta aula, os alunos serão desafiados a criar um jogo que aborde o tema, utilizando a metodologia ativa de Gamificação. Através dessa atividade, os estudantes poderão compreender melhor como as cidades se expandem, quais são os desafios e fatores envolvidos nesse processo e como a população é distribuída pelos continentes.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "crescimento e expansão das cidades" e explicar como a metodologia ativa de gamificação será utilizada para abordar o assunto.Etapa 2 - Discussão
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão discutir sobre o crescimento e expansão das cidades, levantando os principais desafios e fatores envolvidos nesse processo.Etapa 3 - Introdução à gamificação
O professor irá explicar o que é gamificação e como ela pode ser utilizada para tornar o aprendizado mais engajador e divertido.Etapa 4 - Mapa de registro
Os alunos irão criar um mapa de registro. Eles deverão pensar em um jogo que aborde o tema do crescimento e a expansão das cidades.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o jogo criado, explicando como ele aborda o tema e como será engajador para o público-alvo.Etapa 6 - Discussão e reflexão
Ao final da apresentação dos jogos, os alunos irão discutir e refletir sobre as diferentes abordagens e estratégias utilizadas pelos grupos.Etapa 7 - Encerramento
O professor irá encerrar a aula reforçando os principais aprendizados, desafios e fatores envolvidos no processo de expansão das cidades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na criação de jogos educativos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
- Coerência e eficácia na abordagem do tema do crescimento e expansão das cidades.
- Participação e engajamento dos alunos durante a atividade.
- Reflexão crítica sobre a metodologia de gamificação na aprendizagem.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de gamificação.
- Estimular a discussão e reflexão dos alunos sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Avaliar e fornecer feedback sobre os jogos criados.
- Estimular a reflexão crítica sobre a metodologia de gamificação na aprendizagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão sobre o tema.
- Trabalhar em equipe na criação do jogo.
- Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
- Refletir criticamente sobre a metodologia de gamificação na aprendizagem.
- Contribuir para um ambiente de colaboração e respeito mútuo durante a atividade.