Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O crescimento e a expansão das cidades é um tema muito presente em nosso cotidiano, visto que vivemos em um mundo cada vez mais urbanizado. É importante que os estudantes compreendam como as cidades se desenvolveram ao longo do tempo e quais são os fatores que influenciaram esse processo. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) para debater e analisar diferentes pontos de vista sobre o tema. Para isso, dividiremos a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada um terá um papel importante no debate e na construção do conhecimento sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá apresentar o tema "Crescimento e expansão das cidades" para os alunos, contextualizando-o e mostrando sua importância. Será feita uma breve revisão sobre o processo de urbanização e a importância das cidades no mundo atual.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    O professor irá dividir a turma em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá realizar uma pesquisa sobre o tema e seus subtópicos. Eles podem utilizar livros, artigos, sites e outras fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    A banca julgadora deverá pesquisar sobre os aspectos históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

  5. Etapa 5 - Defesa

    O grupo defensor deverá pesquisar sobre os benefícios do crescimento e expansão das cidades. O grupo opositor deverá pesquisar sobre os problemas causados pelo crescimento e expansão das cidades. O grupo de observadores deverá pesquisar sobre exemplos práticos de cidades que conseguiram resolver ou minimizar os problemas causados pelo crescimento e expansão.

  6. Etapa 6 - Debate em grupos

    Faça um debate entre os grupos, que deve ser mediado pela banca julgadora. Os grupos defensor e opositor devem apresentar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores poderão fazer perguntas e comentários sobre os argumentos apresentados. Em seguida, a banca julgadora avalia os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos no debate e reforçando a importância do tema para a compreensão da sociedade contemporânea.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular o pensamento crítico e a capacidade argumentativa dos alunos.
  • Promover a pesquisa e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Qualidade dos argumentos apresentados.
  • Coerência entre os argumentos e a pesquisa realizada.
  • Capacidade de responder às perguntas da banca julgadora e do grupo de observadores.
  • Organização e clareza na apresentação dos argumentos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Dividir a turma em grupos e explicar as funções de cada um.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe.
  • Orientar os alunos durante o debate.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente do debate.
  • Apresentar argumentos coerentes e embasados na pesquisa realizada.
  • Fazer perguntas e comentários durante o debate.
  • Responder às perguntas da banca julgadora e do grupo de observadores.