Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O crescimento e expansão das cidades é um tema muito importante para a compreensão da dinâmica urbana e das transformações que ocorrem nas sociedades humanas. A urbanização é um fenômeno que vem ocorrendo em todo o mundo, e é importante entender como isso afeta a vida das pessoas e a organização do espaço urbano. Nesta aula utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por Estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para realizar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que é urbanização e como ela ocorre. Em seguida, apresentará os objetivos da aula e como ela será desenvolvida.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Crescimento e expansão das cidades

    Os alunos irão trabalhar em grupo de até 6 pessoas para pesquisar e discutir os principais fatores que contribuem para o crescimento e expansão das cidades. Eles deverão apresentar exemplos de cidades que passaram por esse processo e quais foram as consequências para a população e para o meio ambiente.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Fluxos migratórios

    Os grupos pesquisarão e discutirão os principais fluxos migratórios que ocorreram em diferentes períodos da história. Eles deverão apresentar exemplos de migrações que ocorreram no Brasil e no mundo, e quais foram os fatores que motivaram essas migrações.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Distribuição da população humana pelos continentes

    Cada grupo pesquisa e discute a distribuição da população humana pelos continentes. Eles deverão apresentar exemplos de países com altas e baixas densidades populacionais, e quais são os fatores que influenciam essa distribuição.

  5. Etapa 5 - Síntese

    O professor fará uma síntese das atividades realizadas pelos alunos, destacando os principais pontos discutidos em cada estação. Em seguida, eles terão a oportunidade de fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos serão avaliados conforme a participação nas atividades em grupo e na síntese final.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, destacando a importância do tema e como ele se relaciona com o cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão crítica sobre o processo de urbanização e suas consequências para a população e para o meio ambiente.

Critérios de avaliação

  • Participação nas atividades em grupo.
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos alunos.
  • Capacidade de síntese e de fazer perguntas relevantes sobre o tema.

Ações do professor

  • Fazer uma introdução clara e objetiva sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Fazer uma síntese das atividades realizadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e apresentações de qualidade.
  • Fazer perguntas relevantes sobre o tema.