Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O crescimento e expansão das cidades é um tema muito importante para a compreensão da dinâmica da sociedade moderna. É fundamental que os alunos entendam como as cidades se desenvolveram ao longo do tempo, quais foram os fatores que influenciaram esse crescimento e como isso afeta suas vidas cotidianas. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o tema, o que permitirá que eles organizem suas ideias de forma clara e estruturada. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, o que significa que os alunos terão acesso ao conteúdo antes da aula e poderão trabalhar em grupo para criar seu mapa conceitual.
Etapa 1 - Preparação
O professor deve enviar aos alunos um material de estudo sobre o tema, como um texto ou um vídeo. Os alunos deverão ler ou assistir ao material e anotar as principais ideias.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo terá que discutir as ideias que anotaram e selecionar uma ideia central para seu mapa conceitual.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deverá criar seu mapa conceitual, com a ideia central no centro e as sub-ideias em torno dela.Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas conceituais
Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas.Etapa 5 - Discussão
Após a apresentação dos mapas conceituais, a turma deverá discutir as semelhanças e diferenças entre eles, bem como as ideias mais importantes que foram apresentadas.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos alunos, como a expansão urbana em sua cidade ou o planejamento urbano em outras cidades.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando as ideias principais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
- Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação de um mapa conceitual sobre o tema.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em compreender a dinâmica da sociedade moderna.
- Clareza e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Selecionar e enviar aos alunos um material de estudo sobre o tema.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
- Estimular a participação na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
- Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando as ideias principais.
Ações do aluno
- Ler ou assistir ao material de estudo enviado pelo professor.
- Participar da discussão em grupo e selecionar a ideia central para o mapa conceitual.
- Criar o mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em plenária e dos exemplos práticos apresentados pelo professor.