Aula sobre Crescimento E Expansao Das Cidades

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O crescimento e expansão das cidades é um tema muito importante para a compreensão da dinâmica da sociedade moderna. É fundamental que os alunos entendam como as cidades se desenvolveram ao longo do tempo, quais foram os fatores que influenciaram esse crescimento e como isso afeta suas vidas cotidianas. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de criar um mapa conceitual sobre o tema, o que permitirá que eles organizem suas ideias de forma clara e estruturada. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada, o que significa que os alunos terão acesso ao conteúdo antes da aula e poderão trabalhar em grupo para criar seu mapa conceitual.

  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deve enviar aos alunos um material de estudo sobre o tema, como um texto ou um vídeo. Os alunos deverão ler ou assistir ao material e anotar as principais ideias.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo terá que discutir as ideias que anotaram e selecionar uma ideia central para seu mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deverá criar seu mapa conceitual, com a ideia central no centro e as sub-ideias em torno dela.

  4. Etapa 4 - Compartilhamento dos mapas conceituais

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias escolhidas.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após a apresentação dos mapas conceituais, a turma deverá discutir as semelhanças e diferenças entre eles, bem como as ideias mais importantes que foram apresentadas.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o tema pode ser aplicado no cotidiano dos alunos, como a expansão urbana em sua cidade ou o planejamento urbano em outras cidades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando as ideias principais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
  • Estimular a criatividade e a organização dos alunos na criação de um mapa conceitual sobre o tema.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em compreender a dinâmica da sociedade moderna.
  • Clareza e organização do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Selecionar e enviar aos alunos um material de estudo sobre o tema.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Estimular a participação na discussão em grupo e na apresentação do mapa conceitual.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando as ideias principais.

Ações do aluno

  • Ler ou assistir ao material de estudo enviado pelo professor.
  • Participar da discussão em grupo e selecionar a ideia central para o mapa conceitual.
  • Criar o mapa conceitual.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar da discussão em plenária e dos exemplos práticos apresentados pelo professor.