Aula sobre Criacionismo E O Evolucionismo

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema “Criacionismo e Evolucionismo” é um assunto que gera muita discussão e polêmica na sociedade. É importante que os alunos compreendam as diferentes teorias sobre a origem da vida e da espécie humana, bem como os mitos de fundação que permeiam a história da humanidade. Nesta aula, os alunos irão trabalhar em grupos utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, criando um template de avaliação por pares para avaliar o desempenho dos colegas em relação aos critérios estabelecidos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade e analisar os significados dos mitos de fundação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique as diferenças entre o criacionismo e o evolucionismo. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas durante a explicação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário para auxiliar na organização e comunicação interna do grupo. O grupo também deve ter um guardião do tempo e uma pessoa que realiza as anotações do grupo.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Cada grupo deverá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os alunos deverão preencher o template com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre um dos seguintes temas: criacionismo, evolucionismo ou mitos de fundação. Os alunos deverão utilizar livros, artigos e sites confiáveis para realizar a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar os resultados da pesquisa para a turma. Os outros grupos deverão avaliar a apresentação utilizando o template criado na etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as diferentes teorias apresentadas e os mitos de fundação. Você deve mediar a discussão e incentivar a participação de todos os alunos, garantindo que cada grupo tenha a oportunidade de expressar suas ideias e pontos de vista.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema abordado na aula e a metodologia utilizada. Recapitule os principais pontos discutidos e ressalte a importância da reflexão crítica e do debate para o entendimento das diferentes perspectivas sobre o tema. Encoraje os alunos a continuar explorando o assunto por conta própria, aprofundando seu conhecimento e desenvolvendo seu pensamento crítico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar o tema e as diferenças entre o criacionismo e o evolucionismo.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Incentivar a participação de todos.

Ações do aluno

  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre um dos temas propostos.
  • Apresentar os resultados da pesquisa para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes teorias apresentadas e os mitos de fundação.
  • Avaliar o desempenho dos colegas utilizando o template criado na etapa 3.