Aula sobre Criacionismo E O Evolucionismo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Criacionismo e Evolucionismo" é um assunto que gera muita discussão e polêmica na sociedade. É importante que os alunos compreendam as diferentes teorias sobre a origem da vida e da espécie humana, bem como os mitos de fundação que permeiam a história da humanidade. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Para isso, vamos trabalhar em sete etapas, que vão desde a apresentação do tema até a avaliação da atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Criacionismo e Evolucionismo" e explique as diferenças entre as teorias. É importante que os alunos compreendam que o criacionismo é uma teoria religiosa que defende que alguma divindade criou o mundo e a espécie humana, enquanto o evolucionismo é uma teoria científica que explica a evolução das espécies por meio da seleção natural. É fundamental promover um ambiente de respeito e diálogo, encorajando os alunos a fazerem perguntas e expressarem suas opiniões de forma construtiva.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em casa

    Disponibilize algum material para que os estudantes se aprofundem em casa.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Na sala de aula, divida a turma em grupos e solicite que discutam as diferenças entre as teorias do criacionismo e do evolucionismo. Enquanto os grupos estiverem debatendo, circule pela sala, ouvindo as discussões e auxiliando os alunos quando necessário. É importante estimular a participação de todos os alunos e incentivar o debate saudável, garantindo que todas as opiniões sejam ouvidas e respeitadas. Também é possível fazer perguntas e propor reflexões para enriquecer o debate e promover a compreensão do tema.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões sobre as diferenças entre as teorias.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre como o criacionismo e o evolucionismo podem ser encontrados ou aplicados no cotidiano dos estudantes. Por exemplo, fale sobre a criação do mundo segundo a Bíblia e a teoria da evolução de Darwin.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada para avaliar a atividade.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a atividade e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  8. Etapa 8 - Avaliação da atividade

    Recolha os templates de Dinâmica dos 3 Qs e avalie a atividade com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as hipóteses científicas sobre o surgimento da espécie humana e sua historicidade.
  • Analisar os significados dos mitos de fundação.
  • Estimular o trabalho em grupo e a discussão sobre temas polêmicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão das diferenças entre o criacionismo e o evolucionismo.
  • Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na discussão sobre a atividade.
  • Preenchimento correto do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar as diferenças entre as teorias.
  • Auxiliar os alunos na discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Explicar a metodologia Sala de Aula Invertida e a Dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar a atividade com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Discutir sobre a atividade e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Compreender as diferenças entre o criacionismo e o evolucionismo.
  • Participar da avaliação da atividade.