Aula sobre Criando Um Poema Sobre Voce Mesmo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, os estudantes vão criar um poema sobre si mesmos utilizando a metodologia Cultura Maker. Para contextualizar o tema, apresente exemplos de poemas em língua inglesa que expressem sentimentos pessoais e como eles podem ser aplicados no cotidiano dos estudantes, como escrever um poema sobre um amigo ou membro da família. O poema também pode ser usado como uma forma de autoexpressão, permitindo que o aluno demonstre suas próprias emoções e pensamentos. A metodologia Cultura Maker consiste em uma abordagem que enfatiza a criação e a produção, incentivando os alunos a desenvolverem suas próprias habilidades.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula apresentando a metodologia Cultura Maker e explicando o projeto para os alunos. Em seguida, peça que cada aluno faça uma lista de palavras que descrevam suas características e que possam ser usadas em um poema sobre si mesmos.

  2. Etapa 2 - Escolha do formato

    Os estudantes devem escolher o formato do fanzine e dividir o papel em oito partes. Você pode oferecer exemplos de fanzines para inspirar a criação dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do poema

    Os alunos devem utilizar as palavras escolhidas na etapa anterior para criar um rascunho do poema. Ofereça algumas dicas sobre como começar a escrever, como pensar nos sentimentos e emoções que deseja expressar.

  4. Etapa 4 - Ilustração

    Os alunos devem ilustrar cada uma das partes do fanzine com desenhos e imagens que complementem o poema.

  5. Etapa 5 - Revisão e edição

    incentive os alunos a revisarem seus poemas e fanzines, oferecendo sugestões para melhorar a gramática e fluência do texto.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar seus fanzines para a turma, compartilhando seu poema e explicando as escolhas feitas na criação das ilustrações.

  7. Etapa 7 - Feedback e reflexão

    Encoraje os alunos a fornecerem feedback construtivo uns aos outros, e a refletir sobre o que aprendeu sobre si mesmos e suas habilidades durante o projeto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de produção textual em inglês;
  • Estimular a criatividade e a expressão pessoal dos alunos;
  • Fortalecer o autoconhecimento e a autoimagem dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Adequação ao tema proposto;
  • Coerência e fluência do texto;
  • Qualidade e originalidade das ilustrações;
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Introduzir a metodologia Cultura Maker e explicar o projeto;
  • Oferecer suporte aos alunos durante a criação do poema e do fanzine;
  • Proporcionar feedback construtivo e estimular a reflexão sobre o processo criativo.

Ações do aluno

  • Desenvolver um poema sobre si mesmos;
  • Selecionar e ilustrar cada parte do fanzine com imagens que complementem o poema;
  • Apresentar seu fanzine para a turma e fornecer feedback construtivo para os colegas.