Aula sobre Criando Um Poema Sobre Voce Mesmo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Criando um poema sobre você mesmo" é uma atividade que pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes, pois produzir um poema é uma forma de expressar nossos sentimentos, emoções e experiências. Além disso, é uma oportunidade para os alunos aprimorarem a habilidade de escrita em língua inglesa e aprenderem a se expressar de forma criativa e autêntica. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e interativa para solucionar problemas e desenvolver projetos. Para exemplificar como o tema pode ser aplicado na prática, podemos apresentar um poema sobre a rotina de um estudante em inglês:

My Daily Routine (Minha Rotina Diária)

I wake up at six o'clock,

And brush my teeth and wash my face.

I wear my uniform and tie my shoes,

And eat breakfast to start my day.

I take the bus and read a book,

Or listen to music on my phone.

I arrive at school and meet my friends,

And study hard until it’s done.

I have lunch and play outside,

And practice basketball with my team.

I go back home and finish my work,

And watch TV before I go to bed.

My daily routine is busy and fun,

And I enjoy every moment of it.

I learn new things and make new friends,

And feel happy and proud of it.


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema "Criando um poema sobre você mesmo" e apresente a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos divididos em grupos de 3 a 4 pessoas, fazem um brainstorming sobre as possíveis coisas que podem ser incluídas em um poema sobre si mesmo.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deve escolher as ideias mais relevantes e esboçar um poema a partir delas. Os alunos podem se inspirar no exemplo apresentado ou em outros exemplos que você disponibilizar.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos apresentam seus esboços para a turma e escolhem uma ideia para desenvolver. Você pode guiar essa escolha, sugerindo que os alunos considerem a originalidade, a criatividade e a viabilidade da ideia.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos devem criar um primeiro rascunho do poema escolhido. Oriente os alunos a pensar em aspectos como a estrutura, o vocabulário e a gramática.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentam seus poemas para a turma e recebem feedbacks seu e dos colegas. O objetivo é que os alunos possam aprimorar seus poemas e torná-los cada vez mais interessantes e bem escritos.

  6. Etapa 6 - Ajustar

    Os grupos fazem os ajustes necessários em seus poemas com base no feedback recebido.

  7. Etapa 7 - Divulgar

    Os poemas são expostos na sala de aula e em outros espaços da escola para que os alunos possam compartilhar suas produções com outros estudantes e professores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrita em língua inglesa;
  • Estimular a criatividade e a autenticidade na expressão de ideias;
  • Promover a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de receber e dar feedbacks construtivos;
  • Fomentar a autoconfiança e autoestima dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade do poema;
  • Coerência e coesão na estrutura do poema;
  • Uso adequado do vocabulário e da gramática;
  • Capacidade de comunicação da mensagem do poema;
  • Participação ativa na atividade em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na metodologia Design Sprint;
  • Disponibilizar exemplos práticos para inspirar os alunos;
  • Dar feedbacks construtivos para orientar a produção dos poemas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo;
  • Promover a exposição dos poemas em outras áreas da escola.

Ações do aluno

  • Colaborar no brainstorming em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de escrita em língua inglesa;
  • Dar e receber feedbacks construtivos;
  • Estimular a criatividade e autenticidade na expressão de ideias;
  • Apresentar seus poemas para a turma e expor em outras áreas da escola.