Aula sobre Criando Um Poema Sobre Voce Mesmo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
My Daily Routine (Minha Rotina Diária)
I wake up at six o'clock,
And brush my teeth and wash my face.
I wear my uniform and tie my shoes,
And eat breakfast to start my day.
I take the bus and read a book,
Or listen to music on my phone.
I arrive at school and meet my friends,
And study hard until it’s done.
I have lunch and play outside,
And practice basketball with my team.
I go back home and finish my work,
And watch TV before I go to bed.
My daily routine is busy and fun,
And I enjoy every moment of it.
I learn new things and make new friends,
And feel happy and proud of it.
Etapa 1 - Entender
Introduza o tema "Criando um poema sobre você mesmo" e apresente a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos divididos em grupos de 3 a 4 pessoas, fazem um brainstorming sobre as possíveis coisas que podem ser incluídas em um poema sobre si mesmo.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deve escolher as ideias mais relevantes e esboçar um poema a partir delas. Os alunos podem se inspirar no exemplo apresentado ou em outros exemplos que você disponibilizar.Etapa 3 - Decidir
Os grupos apresentam seus esboços para a turma e escolhem uma ideia para desenvolver. Você pode guiar essa escolha, sugerindo que os alunos considerem a originalidade, a criatividade e a viabilidade da ideia.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos devem criar um primeiro rascunho do poema escolhido. Oriente os alunos a pensar em aspectos como a estrutura, o vocabulário e a gramática.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentam seus poemas para a turma e recebem feedbacks seu e dos colegas. O objetivo é que os alunos possam aprimorar seus poemas e torná-los cada vez mais interessantes e bem escritos.Etapa 6 - Ajustar
Os grupos fazem os ajustes necessários em seus poemas com base no feedback recebido.Etapa 7 - Divulgar
Os poemas são expostos na sala de aula e em outros espaços da escola para que os alunos possam compartilhar suas produções com outros estudantes e professores.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrita em língua inglesa;
- Estimular a criatividade e a autenticidade na expressão de ideias;
- Promover a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a capacidade de receber e dar feedbacks construtivos;
- Fomentar a autoconfiança e autoestima dos alunos.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade do poema;
- Coerência e coesão na estrutura do poema;
- Uso adequado do vocabulário e da gramática;
- Capacidade de comunicação da mensagem do poema;
- Participação ativa na atividade em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na metodologia Design Sprint;
- Disponibilizar exemplos práticos para inspirar os alunos;
- Dar feedbacks construtivos para orientar a produção dos poemas;
- Estimular a participação ativa dos alunos na atividade em grupo;
- Promover a exposição dos poemas em outras áreas da escola.
Ações do aluno
- Colaborar no brainstorming em grupo;
- Desenvolver a habilidade de escrita em língua inglesa;
- Dar e receber feedbacks construtivos;
- Estimular a criatividade e autenticidade na expressão de ideias;
- Apresentar seus poemas para a turma e expor em outras áreas da escola.