Aula sobre Criando Um Poema Sobre Voce Mesmo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade "Criando um poema sobre você mesmo" é uma excelente forma de desenvolver a criatividade dos alunos e também trabalhar a habilidade de produção de textos em língua inglesa. Além disso, a metodologia Design Thinking permite que os alunos entendam mais sobre as emoções, pensamentos e características pessoais, contribuindo para a autoconsciência e o desenvolvimento emocional. O tema pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, seja em relatos pessoais, blogs, redes sociais, entre outros. Nesta atividade, os alunos vão criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o tema e a metodologia Design Thinking. Em seguida, explique que os alunos vão criar um poema sobre eles mesmos usando o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Divida os alunos em grupos e distribua o mapa de empatia para cada grupo. Explique que cada grupo deve preencher o mapa com informações sobre um integrante do grupo, como pensamentos, sentimentos, interesses, entre outras características pessoais. Em seguida, cada grupo deve compartilhar as informações sobre o integrante com toda a turma.

  3. Etapa 3 - Escrita do Poema

    Com base nas informações obtidas no mapa, os alunos devem começar a escrever seu poema, seguindo as orientações fornecidas. Você pode fornecer exemplos de poesias ou oferecer dicas para que os alunos possam criar um poema criativo e interessante sobre si mesmos.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Depois que os alunos concluírem a escrita do poema, devem apresentá-lo para a turma. Incentive os alunos a serem criativos na apresentação, seja usando recursos visuais ou musicais.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Ao final da apresentação, promova uma discussão sobre a atividade, incentivando os alunos a refletirem sobre seus poemas e o processo de criação. O objetivo é que os alunos possam compartilhar suas experiências e aprendizados durante a realização da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a criatividade dos alunos;
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades de escrita em língua inglesa;
  • Promover a autoconsciência e o desenvolvimento emocional dos alunos;
  • Trabalhar em grupo e melhorar a capacidade de comunicação;
  • Desenvolver o pensamento crítico e reflexivo.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical e ortografia;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Originalidade e criatividade no poema;
  • Utilização adequada de vocabulário em inglês;
  • Capacidade de comunicação e apresentação em público.

Ações do professor

  • Explicar claramente as instruções da atividade;
  • Direcionar e fornecer feedback adequado à medida que os alunos trabalham;
  • Estimular a criatividade e a autoexpressão dos alunos;
  • Promover a participação ativa e a comunicação entre os alunos;
  • Facilitar a reflexão e discussão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Colaborar com o trabalho em grupo;
  • Preencher o mapa de empatia com informações precisas e relevantes;
  • Escrever um poema criativo e interessante sobre si mesmo em inglês;
  • Apresentar o poema com clareza e confiança;
  • Participar ativamente das discussões e reflexões sobre a atividade.