Aula sobre Criando Um Poema Sobre Voce Mesmo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, a turma será convidada a criar um poema sobre si mesmos em inglês.Para iniciar a tarefa, você pode apresentar alguns exemplos de poemas em inglês para inspirar os alunos. O objetivo é incentivá-los a se expressarem em inglês sobre si mesmos e suas experiências de vida, favorecendo o desenvolvimento da habilidade de produção de textos. A metodologia Ensino Híbrido será aplicada por meio do uso de um template de registro de aprendizagem, com os campos de Check-in e Check-out para o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-In

    Apresente o tema da atividade e faça uma revisão vocabular com os alunos, com o objetivo de garantir que todos estejam familiarizados com as palavras que serão utilizadas na tarefa. É interessante que eles utilizem as expressões “Me, myself and I” em seus poemas. Peça que registrem no campo de check-in as palavras que eles já conhecem em Inglês e que podem ser usados em seus poemas.

  2. Etapa 2 - Exemplos de poemas em inglês

    Apresente o poema “Me, myself and I” presente no material do AprendiZAP. Peça que cada estudante leia um verso do poema para que se aproximem das estruturas e tirem suas dúvidas.

  3. Etapa 3 - Construindo o poema

    Peça que os estudantes respondam em inglês as perguntas: “What I am?”, “What do I do?”, “I am special because…”. Com isso, terão a estrutura base para produzirem seus próprios poemas. Caso seja necessário, incentive-os a utilizar dicionários analógicos ou digitais para ampliar seus vocabulários.

  4. Etapa 4 - Pesquisando vocabulário em inglês

    Para facilitar a construção do poema, peça que os alunos façam uma pesquisa sobre poemas em inglês, trechos de biografias e/ou entrevistas com pessoas famosas falando sobre suas vidas. Isso dará insumo para os estudantes terem mais ideias do que podem colocar em seus textos.

  5. Etapa 5 - Produção dos poemas

    Com as estruturas base, os alunos devem começar a produzir seus poemas. Circule pela sala e auxilie a turma em suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos poemas

    A turma deve compartilhar seus poemas e comentar sobre o que cada um aprendeu durante a atividade. Incentive os estudantes a escutar com atenção os poemas dos colegas, praticando a habilidade de leitura e interpretação em inglês.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Solicite que eles registrem em seu caderno ou template impresso os pontos que aprenderam durante a atividade e quais novas palavras aprenderam durante o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produção de textos em inglês;
  • Estimular a criatividade e originalidade dos alunos;
  • Promover o uso da língua inglesa fora da sala de aula;
  • Praticar a habilidade de leitura e interpretação em inglês.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do vocabulário e gramática em inglês;
  • Originalidade e criatividade no poema;
  • Coerência e coesão do texto;
  • Adequação ao tema proposto.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos no planejamento e escrita dos poemas;
  • Incentivar a criatividade e originalidade dos alunos;
  • Dar feedback construtivo aos alunos.

Ações do aluno

  • Utilizar adequadamente as habilidades de leitura e interpretação em inglês;
  • Pesquisar material de base para construir o poema;
  • Planejar e produzir um poema original e criativo em inglês;
  • Compartilhar seus poemas com a turma e com a comunidade escolar.