Aula sobre Criando Um Poema Sobre Voce Mesmo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos vão produzir um poema sobre si mesmos, suas famílias, amigos, gostos e rotinas em inglês, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Essa atividade pretende desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em inglês sobre si, sua comunidade e contexto escolar. Para contextualizar o tema, você pode apresentar exemplos de poemas escritos em inglês, como, por exemplo, "Where I'm From", "I Am From" e "This Is Me". Também pode incentivar os alunos a buscar poemas em inglês na internet, em livros ou em outras fontes para analisá-los.

  1. Etapa 1 - Pesquisa e criação do poema

    Os alunos vão pesquisar e criar um poema em inglês sobre si mesmos. Para orientá-los na pesquisa, você pode sugerir a leitura de alguns poemas, vídeos, entre outros.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da aula e apresente também exemplos de poemas que tratem da temática "sobre si mesmo". Pergunte quais foram as dificuldades e dúvidas da etapa 1.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos vão criar um mapa conceitual em grupo sobre o tema "Criando um poema sobre você mesmo". O mapa conceitual deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos quanto à criação do mapa conceitual, incentive a participação e auxilie na elaboração do mapa.

    Etapa 4 - Revisão e edição do poema

    Os alunos revisam e editam seus poemas com a sua ajuda, usando como base as sub-ideias do mapa conceitual. Você deve auxiliar na revisão gramatical, vocabulário e estrutura do poema em inglês.


  4. Etapa 4 - Apresentação dos poemas

    Os alunos devem apresentar seus poemas para a turma, em inglês. Incentive a participação de todos os alunos e crie um ambiente acolhedor para que os alunos se sintam seguros para apresentar seus trabalhos.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre a atividade

    Faça uma discussão com a turma sobre a atividade, avaliando o processo de criação do poema, o uso da metodologia Sala de Aula Invertida e incentivando a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula, resumindo os principais pontos trabalhados e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver a habilidade de produzir textos escritos em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir textos escritos em língua inglesa sobre si mesmos, sua comunidade e contexto escolar.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na elaboração do poema em inglês.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para incentivar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada de vocabulário e estrutura gramatical em inglês.
  • Coerência e coesão do poema em relação ao tema proposto.
  • Criatividade e originalidade na elaboração do poema.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Respeito às regras ortográficas e gramaticais em inglês.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Auxiliar na elaboração e correção do poema em inglês.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Criar um ambiente acolhedor para que os alunos se sintam seguros para apresentar seus trabalhos.
  • Realizar uma discussão com a turma sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Elaborar o mapa conceitual em grupo de forma participativa.
  • Realizar pesquisa e criar um poema em inglês sobre si mesmos.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Revisar e editar o poema em inglês com a ajuda do professor.
  • Apresentar o poema em inglês para a turma.