Critérios de divisibilidade
Nesta aula de Matemática, vamos aprofundar o seu conhecimento estudando mais sobre critérios de divisibilidade de um número. Bora nessa!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
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- 1. Questão de múltipla escolha:- Sem fazer contas, classifique as afirmativas como verdadeira ou falsa: - I. 459 não é divisível por 3 - II. 364 é divisível por 5 - III. 807 não é divisível por 7 - IV. 428 não é divisível por 4 - V. 1080 é divisível por 9 Atividade completa- A) Verdadeira; falsa; falsa; falsa; falsa.- B) Falsa; falsa; verdadeira; falsa; verdadeira. - C) Verdadeira; verdadeira; falsa; verdadeira; falsa. 
- 2. Atividade aberta:Atividade completa
- 3. Rotação por estações:Os critérios de divisibilidade são importantes para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é fundamental para a resolução de problemas matemáticos. Importante destacar que há critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.Atividade completa- Principais critérios: - - Critério de divisibilidade por 2: um número é divisível por 2 se for par. - - Critério de divisibilidade por 3: um número é divisível por 3 se a soma de seus algarismos for divisível por 3. - - Critério de divisibilidade por 4: um número é divisível por 4 se os dois últimos algarismos formarem um número divisível por 4. - - Critério de divisibilidade por 5: um número é divisível por 5 se terminar em 0 ou 5. - - Critério de divisibilidade por 6: um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3. - - Critério de divisibilidade por 8: um número é divisível por 8 se os três últimos algarismos formarem um número divisível por 8. - - Critério de divisibilidade por 9: um número é divisível por 9 se a soma de seus algarismos for divisível por 9. - - Critério de divisibilidade por 10: um número é divisível por 10 se terminar em 0. - - Critério de divisibilidade por 100: um número é divisível por 100 se terminar em 00. - - Critério de divisibilidade por 1000: um número é divisível por 1000 se terminar em 000. 
- 4. Aprendizagem Entre Pares:Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que possamos identificar se um número é divisível por outro, além de facilitar a realização de operações matemáticas. O objetivo aqui é explorar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.Atividade completa
- 5. Design Thinking:Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, além de auxiliar na simplificação de frações e na resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000, por meio de uma metodologia ativa que utiliza o Design Thinking.Atividade completa
- 6. Estudo de Caso:Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam como aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 em situações reais do cotidiano.Atividade completa
- 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000 e como aplicá-los em situações práticas.Atividade completa
- 8. Ensino Híbrido:A Matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano, desde a organização de uma festa de aniversário até o cálculo de gastos em uma viagem. Nesta aula, vamos trabalhar com critérios de divisibilidade que nos ajudarão a entender melhor como os números se relacionam entre si e como podemos utilizá-los em diversas situações práticas do nosso dia a dia. Utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
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