Critérios de divisibilidade
Nesta aula de Matemática, vamos aprofundar o seu conhecimento estudando mais sobre critérios de divisibilidade de um número. Bora nessa!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Sem fazer contas, classifique as afirmativas como verdadeira ou falsa:
I. 459 não é divisível por 3
II. 364 é divisível por 5
III. 807 não é divisível por 7
IV. 428 não é divisível por 4
V. 1080 é divisível por 9
Atividade completaA)
Verdadeira; falsa; falsa; falsa; falsa.B) Falsa; falsa; verdadeira; falsa; verdadeira.
C) Verdadeira; verdadeira; falsa; verdadeira; falsa.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
Os critérios de divisibilidade são importantes para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é fundamental para a resolução de problemas matemáticos. Importante destacar que há critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.Atividade completaPrincipais critérios:
- Critério de divisibilidade por 2: um número é divisível por 2 se for par.
- Critério de divisibilidade por 3: um número é divisível por 3 se a soma de seus algarismos for divisível por 3.
- Critério de divisibilidade por 4: um número é divisível por 4 se os dois últimos algarismos formarem um número divisível por 4.
- Critério de divisibilidade por 5: um número é divisível por 5 se terminar em 0 ou 5.
- Critério de divisibilidade por 6: um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3.
- Critério de divisibilidade por 8: um número é divisível por 8 se os três últimos algarismos formarem um número divisível por 8.
- Critério de divisibilidade por 9: um número é divisível por 9 se a soma de seus algarismos for divisível por 9.
- Critério de divisibilidade por 10: um número é divisível por 10 se terminar em 0.
- Critério de divisibilidade por 100: um número é divisível por 100 se terminar em 00.
- Critério de divisibilidade por 1000: um número é divisível por 1000 se terminar em 000.
4. Aprendizagem Entre Pares:
Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que possamos identificar se um número é divisível por outro, além de facilitar a realização de operações matemáticas. O objetivo aqui é explorar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.Atividade completa5. Design Thinking:
Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, além de auxiliar na simplificação de frações e na resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000, por meio de uma metodologia ativa que utiliza o Design Thinking.Atividade completa6. Estudo de Caso:
Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam como aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 em situações reais do cotidiano.Atividade completa7. Aprendizagem Baseada em Projetos:
Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000 e como aplicá-los em situações práticas.Atividade completa8. Ensino Híbrido:
A Matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano, desde a organização de uma festa de aniversário até o cálculo de gastos em uma viagem. Nesta aula, vamos trabalhar com critérios de divisibilidade que nos ajudarão a entender melhor como os números se relacionam entre si e como podemos utilizá-los em diversas situações práticas do nosso dia a dia. Utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa
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