Critérios de divisibilidade

Nesta aula de Matemática, vamos aprofundar o seu conhecimento estudando mais sobre critérios de divisibilidade de um número. Bora nessa!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Sem fazer contas, classifique as afirmativas como verdadeira ou falsa:

    I. 459 não é divisível por 3

    II. 364 é divisível por 5

    III. 807 não é divisível por 7

    IV. 428 não é divisível por 4

    V. 1080 é divisível por 9

    A) Verdadeira; falsa; falsa; falsa; falsa.

    B) Falsa; falsa; verdadeira; falsa; verdadeira.

    C) Verdadeira; verdadeira; falsa; verdadeira; falsa.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Rotação por estações:

    Os critérios de divisibilidade são importantes para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é fundamental para a resolução de problemas matemáticos. Importante destacar que há critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

    Principais critérios:

    - Critério de divisibilidade por 2: um número é divisível por 2 se for par.

    - Critério de divisibilidade por 3: um número é divisível por 3 se a soma de seus algarismos for divisível por 3.

    - Critério de divisibilidade por 4: um número é divisível por 4 se os dois últimos algarismos formarem um número divisível por 4.

    - Critério de divisibilidade por 5: um número é divisível por 5 se terminar em 0 ou 5.

    - Critério de divisibilidade por 6: um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3.

    - Critério de divisibilidade por 8: um número é divisível por 8 se os três últimos algarismos formarem um número divisível por 8.

    - Critério de divisibilidade por 9: um número é divisível por 9 se a soma de seus algarismos for divisível por 9.

    - Critério de divisibilidade por 10: um número é divisível por 10 se terminar em 0.

    - Critério de divisibilidade por 100: um número é divisível por 100 se terminar em 00.

    - Critério de divisibilidade por 1000: um número é divisível por 1000 se terminar em 000.

    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Entre Pares:

    Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que possamos identificar se um número é divisível por outro, além de facilitar a realização de operações matemáticas. O objetivo aqui é explorar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, além de auxiliar na simplificação de frações e na resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000, por meio de uma metodologia ativa que utiliza o Design Thinking.
    Atividade completa
  6. 6. Estudo de Caso:

    Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam como aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 em situações reais do cotidiano.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000 e como aplicá-los em situações práticas.
    Atividade completa
  8. 8. Ensino Híbrido:

    A Matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano, desde a organização de uma festa de aniversário até o cálculo de gastos em uma viagem. Nesta aula, vamos trabalhar com critérios de divisibilidade que nos ajudarão a entender melhor como os números se relacionam entre si e como podemos utilizá-los em diversas situações práticas do nosso dia a dia. Utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: