Aula sobre Criterios De Divisibilidade

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000 e como aplicá-los em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Criação do diário de bordo

    Divida a turma em grupos de 4 e 5 alunos e os oriente na criação de um diário de bordo, o qual deve conter os seguintes campos: problema, geração de alternativas e solução. Vale destacar que o diário será o local de registro de toda a atividade.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente a seguinte problemática: "Como podemos identificar se um número é divisível por outro sem precisar fazer a divisão?". Os alunos irão discutir em grupo e anotar suas ideias no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Peça aos grupos para pesquisar sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000 em livros e materiais selecionados por você. Os oriente a anotar suas descobertas no diário de bordo. Em seguida, proponha uma discussão em grupo sobre os critérios, considerando os resultados e registros da pesquisa. Importante que eles selecionem as informações mais relevantes para a resolução do problema.

  4. Etapa 4 - Solução

    Proponha aos alunos que apliquem o que aprenderam sobre os critérios de divisibilidade em uma situação prática. Para isso, compartilhe com os alunos problemas reais selecionados por você e peça para escolherem o problema que irão resolver em grupo, a partir das alternativas selecionadas por eles anteriormente. Lembre os alunos de registrarem no diário de bordo e de inclusive destacar qual foi o critério de divisibilidade utilizado por eles para resolver o problema.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar suas descobertas e soluções para a turma. Fala a mediação da discussão, faça perguntas aos grupos e esclareça possíveis dúvidas. Aproveite o momento das apresentações para fornecer feedbacks coletivos aos grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promova uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam durante a atividade e como podem aplicar esse conhecimento em outras áreas do conhecimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula realizando uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância dos critérios de divisibilidade em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Registro correto das informações no diário de bordo.
  • Aplicação correta dos critérios de divisibilidade em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade da solução apresentada pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Registros adequados no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.
  • Promover uma reflexão coletiva e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre a potenciação.
  • Elaborar e apresentar uma solução utilizando a potenciação.
  • Aplicar corretamente os critérios de divisibilidade em situações práticas.
  • Fazer os registros no diário de bordo.