Aula sobre Criterios De Divisibilidade
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que possamos identificar se um número é divisível por outro, além de facilitar a realização de operações matemáticas. O objetivo aqui é explorar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dos critérios de divisibilidade. Em seguida, divida a turma em duplas, colocando os alunos com habilidades similares juntos, e entregue uma folha de papel sulfite para cada dupla.Etapa 2 - Ideia Central
Peça para cada dupla escolher uma ideia central relacionada aos critérios de divisibilidade e escrevê-la no centro da folha de papel sulfite.Etapa 3 - Sub-ideias
Oriente as duplas a criarem 8 sub-ideias relacionadas à ideia central escolhida e escrevê-las ao redor da ideia central. Essas sub-ideias devem ser organizadas em dois níveis de profundidade.Etapa 4 - Troca de Mapas
Reserve um momento para que as duplas troquem seus mapas conceituais com outra dupla e analisem as sub-ideias criadas por eles. Incentive as duplas a registrarem (no caderno, no papel) os principais pontos das suas análises.Etapa 5 - Discussão em Grupo
Conduza uma discussão em grupo sobre as sub-ideias criadas pelas duplas, destacando os aprendizados e sanando as possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 6 - Exemplos Práticos
Apresente exemplos práticos de aplicação dos critérios de divisibilidade e resolva os exercícios coletivamente.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, reforce a importância dos critérios de divisibilidade e retome o objetivo de aprendizagem. Por fim, peça para as duplas entregar seus mapas conceituais.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
- Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
- Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Compreensão dos critérios de divisibilidade.
- Colaboração e engajamento nas atividades e discussão coletiva.
Ações do professor
- Explicar a importância dos critérios de divisibilidade.
- Conduzir a criação do mapa conceitual.
- Apresentar exemplos práticos de aplicação dos critérios de divisibilidade.
- Avaliar os alunos de acordo com os critérios pré-estabelecidos e tirar as dúvidas deles.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do mapa conceitual.
- Resolver os exercícios propostos em duplas.
- Discutir as sub-ideias criadas pelas outras duplas.
- Compreender os critérios de divisibilidade e a aplicabilidades deles.