Aula sobre Criterios De Divisibilidade

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, além de auxiliar na simplificação de frações e na resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000, por meio de uma metodologia ativa que utiliza o Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Empatia

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos para criarem um mapa de empatia contendo os seguintes campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de alguém que precisa utilizar os critérios de divisibilidade em seu dia a dia e compreendam a importância desse conhecimento. Entregue uma folha sulfite para cada grupo e oriente os alunos a utilizar post-its e desenhos para preencher cada campo do mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Definição do Problema

    Com base no mapa de empatia, cada grupo irá definir o problema e o critério de divisibilidade que será trabalhado na atividade. Aproveite este momento para apresentar as definições os critérios de divisibilidade com mais profundidade aos alunos, trazendo mais exemplos práticos. O ideal é que cada grupo trabalhe com um critério de divisibilidade diferente, para que os alunos possam inclusive ter mais materiais de estudo.

  3. Etapa 3 - Ideação

    Os alunos irão sugerir ideias para resolver o problema definido na etapa anterior. Peça aos alunos que registrem todas as ideias. Exemplo de ideias para resolver os problemas: criar jogos ou atividades que ajudem a compreender os critérios de divisibilidade.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos irão escolher uma das ideias sugeridas e criar um protótipo, ou seja, uma representação visual ou escrita da solução proposta. Por exemplo, um cartaz com um exemplo prático do critério de divisibilidade escolhido.

  5. Etapa 5 - Teste

    Os alunos devem testar os protótipos criados e avaliar sua eficácia. Auxilie na avaliação dos protótipos, tire dúvidas dos alunos e sugira possíveis melhorias.

  6. Etapa 6 - Implementação

    Com base nos resultados do teste, os alunos devem implementar as atividades criadas e utilizá-las em sala de aula. Reserve um momento para que os alunos testem os protótipos de outros grupos e troquem ideias sobre como foi o desenvolvimento da atividade e os desafios enfrentados. Aproveite este momento também para incentivar os alunos a coletarem, por meio do mapa de empatia, as percepções de outros grupos sobre a compreensão que eles têm sobre o critério de divisibilidade escolhido por eles e compararem com o mapa de empatia preenchido no início da atividade por eles.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos critérios de divisibilidade e como eles podem ser úteis em diversas situações do dia a dia. Peça para um membro de cada grupo compartilhar o que registraram em relação ao comparativo entre os mapas de empatia (do próprio grupo e dos grupos que conversaram). Por fim, avalie o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de compreender e aplicar corretamente os critérios de divisibilidade na resolução de problemas reais.
  • Estimular a criatividade, a capacidade de registro e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar corretamente os critérios de divisibilidade.
  • Participação nas atividades em grupo.
  • Clareza na apresentação do protótipo e mapa de empatia.
  • Capacidade de aplicar os critérios de divisibilidade na resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na escolha do protótipo.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Concluir a aula reforçando a importância dos critérios de divisibilidade.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Sugerir ideias para resolver o problema definido.
  • Escolher e criar um protótipo.
  • Testar o protótipo na prática.
  • Participar da avaliação e fornecer feedbacks construtivos.