Aula sobre Criterios De Divisibilidade

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A Matemática está presente em diversas situações do nosso cotidiano, desde a organização de uma festa de aniversário até o cálculo de gastos em uma viagem. Nesta aula, vamos trabalhar com critérios de divisibilidade que nos ajudarão a entender melhor como os números se relacionam entre si e como podemos utilizá-los em diversas situações práticas do nosso dia a dia. Utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são critérios de divisibilidade. Em seguida, apresente a definição do termo e explique a importância de saber como os números se relacionam entre si. Os alunos deverão registrar suas impressões no template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Critérios de Divisibilidade

    Apresente os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. Para cada critério, explique como identificar se um número é divisível por outro e dê exemplos práticos. Os alunos deverão registrar as informações no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de números. Eles deverão identificar quais números são divisíveis pelos critérios apresentados na etapa anterior e registrar suas respostas no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará suas respostas e explicará como chegou a cada conclusão. Incentive a discussão e o debate entre os grupos, para que os alunos possam aprender uns com os outros. Os alunos deverão registrar suas impressões no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de como os critérios de divisibilidade podem ser aplicados no cotidiano, como na organização de uma festa de aniversário ou no cálculo de gastos em uma viagem. Os alunos deverão registrar as informações no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça um resumo dos principais pontos abordados na aula e incentive os alunos a continuarem praticando os critérios de divisibilidade em casa. Os alunos deverão registrar suas impressões finais no template de registro de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na aula e peça para que eles avaliem a atividade também. Envie atividades para casa reforçando o entendimento da matéria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
  • Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.
  • Habilidade em identificar critérios de divisibilidade em listas de números.
  • Participação construtiva na discussão em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar a definição de critérios de divisibilidade e sua importância.
  • Explicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
  • Apresentar exemplos práticos de como os critérios de divisibilidade podem ser aplicados no cotidiano.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Registrar corretamente as informações no template de registro de aprendizagem.
  • Identificar critérios de divisibilidade em listas de números.
  • Participar construtivamente da discussão em grupo.
  • Demonstrar compreensão dos exemplos práticos apresentados pelo professor.