Aula sobre Criterios De Divisibilidade

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Os critérios de divisibilidade são fundamentais para a compreensão dos números naturais e suas relações. Eles permitem que os alunos identifiquem facilmente se um número é divisível por outro, o que é essencial para a resolução de problemas matemáticos. O objetivo aqui é que os alunos aprendam como aplicar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 em situações reais do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância de entender os critérios de divisibilidade. Em seguida, apresente um exemplo prático para ilustrar a aplicação destes critérios. Peça apoio dos alunos para resolver o exemplo prático. Vale destacar que essa atividade pode ajudá-lo a mapear o nível de conhecimento da turma em relação ao conteúdo.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e compartilhe com eles um estudo de caso, no qual eles deverão identificar os critérios de divisibilidade utilizados para resolver o problema. Peça para os alunos lerem o estudo de caso e destacarem no texto ou na imagem os elementos-chave para a resolução do problema.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de infográfico

    Os alunos irão criar um modelo de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre os critérios de divisibilidade. O modelo pode ser feito em papel ou em cartolina.

  4. Etapa 4 - Resolução do estudo de caso

    Os alunos irão preencher o modelo de infográfico conforme forem avançando no entendimento dos critérios de divisibilidade e organizando as ideias para resolver o estudo de caso. Eles podem utilizar livros didáticos, cadernos e outros materiais analógicos para buscar as informações necessárias.

  5. Etapa 5 - Apresentação do infográfico

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de infográfico para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso. Faça perguntas e acompanhe a participação e envolvimento de todos os grupos na atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os critérios de divisibilidade e como eles podem ser aplicados em problemas matemáticos. Aproveite este momento para compartilhar feedbacks coletivos com a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação e encerramento

    Aplique uma avaliação rápida, com no máximo duas perguntas, para verificar o aprendizado dos alunos sobre os critérios de divisibilidade. Faça uma breve revisão do que foi aprendido na aula e reforce a importância dos critérios de divisibilidade na resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de aplicar corretamente os critérios de divisibilidade na resolução de problemas.
  • Estimular a participação e colaboração em atividades em grupo.
  • Promover a criticidade e o raciocínio lógico na resolução de estudos de caso e elaboração de infográficos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão do tema.
  • Capacidade de identificar os critérios de divisibilidade.
  • Habilidade de aplicar os critérios de divisibilidade em problemas matemáticos.
  • Elaboração organizada e criativa do infográfico.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso.
  • Orientar os grupos na criação do modelo de infográfico.
  • Estimular a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Orientar os grupos na discussão e realização das atividades.
  • Reforçar a importância do uso correto dos critérios de divisibilidade na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Identificar corretamente os critérios de divisibilidade.
  • Criar o modelo de infográfico.
  • Apresentar o modelo de infográfico para a turma.
  • Explicar como ele pode ser utilizado para apoiar o estudo de caso.
  • Participar ativamente da discussão e atividades em grupo.