Aula sobre Criterios De Divisibilidade
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Principais critérios:
- Critério de divisibilidade por 2: um número é divisível por 2 se for par.
- Critério de divisibilidade por 3: um número é divisível por 3 se a soma de seus algarismos for divisível por 3.
- Critério de divisibilidade por 4: um número é divisível por 4 se os dois últimos algarismos formarem um número divisível por 4.
- Critério de divisibilidade por 5: um número é divisível por 5 se terminar em 0 ou 5.
- Critério de divisibilidade por 6: um número é divisível por 6 se for divisível por 2 e por 3.
- Critério de divisibilidade por 8: um número é divisível por 8 se os três últimos algarismos formarem um número divisível por 8.
- Critério de divisibilidade por 9: um número é divisível por 9 se a soma de seus algarismos for divisível por 9.
- Critério de divisibilidade por 10: um número é divisível por 10 se terminar em 0.
- Critério de divisibilidade por 100: um número é divisível por 100 se terminar em 00.
- Critério de divisibilidade por 1000: um número é divisível por 1000 se terminar em 000.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância dos critérios de divisibilidade. Peça aos alunos para compartilharem exemplos de uso destes critérios.Etapa 2 - Rotação por estações
Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre critérios de divisibilidade. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:Estação 1
Os alunos assistem a um vídeo sobre os critérios de divisibilidade. Oriente os alunos a registrarem os principais pontos abordados durante o vídeo.
Estação 2
Os alunos recebem uma folha com exercícios sobre os critérios de divisibilidade. Eles precisam resolver conjuntamente esta lista.
Estação 3
Os alunos devem jogar um jogo de tabuleiro com perguntas sobre os critérios de divisibilidade.
Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Peça aos grupos para se reunirem e discutirem sobre os critérios de divisibilidade aprendidos. Acompanhe as discussões e tire as dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Exemplos práticos
Para aprofundar ainda mais no tema, apresente outros exemplos práticos de situações em que os critérios de divisibilidade são utilizados. Deixe claro o uso correto destes critérios nestes casos.Etapa 6 - Resolução de problemas
Compartilhe um ou mais problemas que envolvam critérios de divisibilidade para os alunos resolverem individualmente. Caso eles não consigam terminar em sala, peça para fazerem como atividade de casa.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma revisão dos critérios de divisibilidade e responda às dúvidas dos alunos. Aproveite para retomar o objetivo de aprendizagem e peça para eles compartilharem quais foram os desafios e as oportunidades de aprendizagem que tiveram durante as atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
- Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
- Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Critérios de avaliação
- Engajamento e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
- Resolução correta dos exercícios propostos.
- Participação ativa na Dinâmica dos 3 Qs.
- Capacidade dos alunos em resolver problemas a partir do uso correto dos critérios de divisibilidade.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância dos critérios de divisibilidade.
- Organizar as estações de atividades.
- Fazer a revisão dos critérios de divisibilidade e responder às dúvidas dos alunos.
- Incentivar a participação dos alunos e avaliá-los a partir dos critérios pré-estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades nas estações.
- Resolver corretamente os problemas e exercícios propostos.
- Participar da dinâmica dos 3 Qs.