Crônica narrativa

Nessa aula de Português vamos falar sobre um tipo específico de crônica - a crônica narrativa. Vem conhecer mais sobre este tipo de texto!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    A diferença da crônica pra crônica narrativa é que:

    A) A crônica narrativa pode ter diálogos e apresentar discurso direto e indireto.

    B) A crônica narrativa apresenta uma história longa e com mais personagens.

    C) A crônica narrativa usa linguagem simples e direta.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    [811. 812, 813, 814]

    Atividade completa
  3. 3. Cultura Maker:

    A atividade de criação de crônicas narrativas com a metodologia ativa cultura maker proporciona aos alunos a oportunidade de explorar sua criatividade e expressão artística de forma tangível. Através da construção de personagens físicos e da materialização do ambiente da história, os alunos são desafiados a pensar de maneira multidimensional, integrando elementos visuais e literários. Essa abordagem permite que os estudantes mergulhem no mundo das crônicas narrativas de uma forma única, combinando habilidades de escrita, construção manual e reflexão crítica. Ao compartilharem suas criações com a turma, os alunos têm a chance de apreciar as diferentes abordagens e explorar os desafios e conquistas de seus colegas.
    Atividade completa
  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    A crônica é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, blogs ou redes sociais. Ela é uma narrativa curta que aborda fatos cotidianos com um olhar crítico ou irônico, e pretende divertir, emocionar ou refletir sobre determinados temas. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criarem suas próprias crônicas, utilizando as características do gênero narrativo. Para isso, será utilizada a metodologia ativa sala de aula invertida, na qual os alunos criam um mapa conceitual sobre o tema.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    Nesta atividade de aprendizagem baseada em problemas, os alunos serão desafiados a criar crônicas narrativas, explorando sua capacidade de construir narrativas ficcionais e identificar as principais características desse gênero textual. Mediante uma abordagem criativa e colaborativa, os alunos serão incentivados a pesquisar, planejar e escrever suas próprias crônicas, aplicando os elementos aprendidos em sala de aula. Essa atividade busca estimular a expressão escrita, a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, promovendo também a troca de feedback entre os colegas. Ao final, os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas produções e refletir sobre o processo de criação e as características da crônica narrativa.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    A crônica narrativa é uma forma de expressão literária que mescla fatos reais com elementos ficcionais para contar uma história. Ela pode ser encontrada em jornais, revistas e sites de notícias, além de ser um gênero muito utilizado por escritores contemporâneos. Nesta atividade, os alunos serão desafiados a criar suas próprias crônicas, utilizando elementos como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador. Para isso, será utilizada a metodologia ativa rotação por estações, na qual cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Design Thinking:

    A crônica é um gênero textual que mescla a narrativa e a reflexão sobre fatos cotidianos, sendo amplamente utilizado na mídia impressa e digital. A crônica permite ao autor expressar sua opinião sobre um tema ou acontecimento, utilizando recursos literários para prender a atenção do leitor. Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao gênero crônica narrativa e irão explorar diferentes elementos da estrutura narrativa, como enredo, personagens, tempo e espaço, para criar suas próprias narrativas. A metodologia ativa design thinking será utilizada para que os alunos possam desenvolver empatia com o personagem e criar narrativas mais envolventes.
    Atividade completa
  8. 8. Design Sprint:

    A crônica é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, blogs e até mesmo em redes sociais. Ela é uma narrativa curta, cujo objetivo é contar um fato do cotidiano de forma leve, descontraída e muitas vezes com um toque de humor. Nesta atividade, os alunos irão aprender a criar uma crônica narrativa, utilizando a metodologia ativa design sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: