Aula sobre Cronica Narrativa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A atividade de criação de crônicas narrativas com a metodologia ativa cultura maker proporciona aos alunos a oportunidade de explorar sua criatividade e expressão artística de forma tangível. Através da construção de personagens físicos e da materialização do ambiente da história, os alunos são desafiados a pensar de maneira multidimensional, integrando elementos visuais e literários. Essa abordagem permite que os estudantes mergulhem no mundo das crônicas narrativas de uma forma única, combinando habilidades de escrita, construção manual e reflexão crítica. Ao compartilharem suas criações com a turma, os alunos têm a chance de apreciar as diferentes abordagens e explorar os desafios e conquistas de seus colegas.

  1. Etapa 1 - Exploração

    Introduza o conceito de crônica narrativa, discutindo suas características e apresentando exemplos de crônicas conhecidas. Os alunos são incentivados a explorar diferentes crônicas narrativas, lendo e analisando trechos de crônicas.

  2. Etapa 2 - Identificação de elementos

    Os alunos identificam os elementos essenciais de uma crônica narrativa, como personagens, ambiente, tempo, conflito e desfecho. Eles registram esses elementos em fichas ou em um quadro, para ter uma visão geral da estrutura da crônica.

  3. Etapa 3 - Criação de personagens

    Os alunos são desafiados a criar personagens para suas crônicas narrativas. Eles utilizam materiais como papel, lápis de cor, recortes, tecidos, entre outros, para construir os personagens de forma física.

  4. Etapa 4 - Construção do ambiente

    Os alunos projetam e constroem o ambiente da crônica narrativa, utilizando materiais e recursos disponíveis. Eles podem criar maquetes, desenhos ou utilizar elementos tridimensionais para representar o ambiente da história.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento da história

    Com base nos elementos identificados e nos personagens criados, os alunos desenvolvem a narrativa de sua crônica. Eles escrevem a história em um papel ou em um documento digital, incorporando os elementos da crônica e explorando sua criatividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação e reflexão

    Os alunos compartilham suas crônicas narrativas com a turma, apresentando seus personagens, ambientes e histórias. Após as apresentações, promova uma reflexão coletiva sobre as diferentes abordagens e escolhas feitas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e expressão artística dos alunos na criação de uma crônica narrativa;
  • Desenvolver habilidades de escrita, construção de personagens e ambientação;
  • Explorar a cultura maker como forma de materializar e dar vida às criações literárias;
  • Fomentar a colaboração, a troca de ideias e a apreciação mútua entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Originalidade e criatividade na construção da crônica narrativa;
  • Coerência e fluidez da narrativa, explorando os elementos essenciais da crônica;
  • Qualidade e detalhamento na construção dos personagens e do ambiente;
  • Participação ativa nas discussões e reflexões sobre as crônicas apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de crônica narrativa e fornecer exemplos;
  • Orientar os alunos na identificação dos elementos e na criação dos personagens e ambiente;
  • Oferecer suporte na escrita e desenvolvimento da narrativa;
  • Facilitar a apresentação das crônicas e promover a reflexão sobre as produções.

Ações do aluno

  • Explorar e analisar crônicas narrativas existentes;
  • Criar personagens físicos utilizando materiais variados;
  • Construir o ambiente da crônica, explorando a cultura maker;
  • Desenvolver uma narrativa coesa e criativa para a crônica;
  • Apresentar e compartilhar suas criações com a turma;