Aula sobre Cronica Narrativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A crônica é um gênero textual muito presente em nosso cotidiano, seja em jornais, revistas, blogs e até mesmo em redes sociais. Ela é uma narrativa curta, cujo objetivo é contar um fato do cotidiano de forma leve, descontraída e muitas vezes com um toque de humor. Nesta atividade, os alunos irão aprender a criar uma crônica narrativa, utilizando a metodologia ativa design sprint, que consiste em cinco etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o conceito de crônica narrativa e seus elementos estruturais (enredo, personagens, tempo, espaço e narrador). Leve exemplos de crônicas para que os alunos leiam e discutam durante a atividade. Em seguida, os alunos irão conversar em grupos sobre as crônicas lidas e destacar os elementos estruturais presentes em cada uma.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar em grupos um template de design sprint com as cinco etapas. Eles devem pensar em como cada uma dessas etapas pode ser aplicada na criação de uma crônica narrativa.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo irá escolher um tema para a criação da crônica narrativa e definir qual será o enredo, os personagens, o tempo, o espaço e o narrador.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos irão escrever a crônica narrativa conforme o tema escolhido, utilizando os elementos estruturais definidos na etapa anterior. Oriente-os a utilizar tempos verbais adequados à narração de fatos passados e inserir discursos diretos e indiretos se necessário.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos irão compartilhar suas crônicas narrativas com a turma e discutir sobre os pontos positivos e negativos de cada uma. Incentive a participação de todos na discussão e destacar as habilidades desenvolvidas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido;
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de suas crônicas narrativas;
  • Incentivar a participação dos alunos em atividades em grupo e a troca de ideias e opiniões entre eles.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada dos elementos estruturais da crônica narrativa;
  • Criatividade e originalidade na criação da história;
  • Coesão e coerência na narração dos fatos;
  • Utilização adequada dos tempos verbais e dos discursos diretos e indiretos;
  • Participação ativa nas discussões em grupo e na apresentação da crônica.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de crônica narrativa e seus elementos estruturais;
  • Orientar os alunos na criação do template de design sprint;
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade em grupo;
  • Incentivar a participação dos alunos nas discussões em grupo e na apresentação das crônicas;
  • Fornecer feedbacks para cada grupo após a apresentação das crônicas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre exemplos de crônicas e a criação do template de design sprint;
  • Contribuir na escolha do tema e na definição dos elementos estruturais da crônica narrativa;
  • Escrever a crônica narrativa conforme o tema escolhido e os elementos estruturais definidos;
  • Participar da apresentação das crônicas e das discussões sobre os pontos positivos e negativos de cada uma;
  • Receber e aplicar os feedbacks fornecidos pelo professor após a apresentação das crônicas.